MOMENTO

Marítimo:

Agora sob a orientação de Nuno Manta Santos, a equipa do Marítimo procura ainda encontrar o seu lugar no mundo. A pré-temporada começou com cinco empates, o que podia não ser promissor, mas nos últimos quatro jogos a formação insultar venceu três: entre os quais um triunfo em Matosinhos, sobre o Leixões, no primeiro jogo oficial (para a Taça da Liga). É por isso um Marítimo a crescer.

Sporting:

Dificilmente o momento do Sporting podia ser pior. Depois de uma pré-temporada medíocre, e sem qualquer vitória, a formação de Marcel Keizer acabou goleada por 5-0 no primeiro jogo oficial da temporada: e logo num dérbi, frente ao Benfica, que valia a Supertaça. Uma derrota pesadíssima e que seguramente deixou marcas. Por isso, e logo de início, o Sporting já caminha sobre brasas.

AUSÊNCIAS

Marítimo:

Grolli e Bebeto (lesionados) e Nequecaur (castigado)

Sporting:

Ristovski, Battaglia e Jovane (lesionados) e Doumbia (castigado)

DISCURSO DIRETO

Nuno Manta Santos:

«É muito importante começar o campeonato em casa, junto dos nossos adeptos, da nossa família e onde nos sentimos confortáveis. Jogar em casa traz-nos responsabilidades e estamos conscientes disso. O Sporting ao longo da pré-época, e até no jogo oficial que fez, apresentou várias dinâmicas. Estamos preparados para as várias nuances que o adversário possa apresentar durante o jogo»

Marcel Keizer:

«Se este Sporting é candidato ao título? É algo difícil de dizer, porque só jogámos uma partida. Foi um jogo muito difícil e ficámos muito desapontados com o resultado. Mas antes disso falámos com os jogadores sobre o quanto queríamos ganhar o jogo. Foi a nossa terceira final em menos de uma época. Ganhámos duas, e se quiséssemos fazer algo mais especial teríamos de ganhar aquele jogo.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Marítimo e Sporting já se defrontaram por 46 vezes no Estádio dos Barreiros e a vantagem é leonina: 28 vitórias, contra sete empates e 11 vitórias do Marítimo. Nos últimos três anos, porém, nunca o Sporting ganhou: concedeu dois empates e uma derrota, num sinal das enormes dificuldades que costuma sentir sempre que joga na Madeira. Fica portanto o aviso para Marcel Keizer.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Marítimo:

Outros convocados: ainda não divulgados

Sporting:

Outros convocados: Maximiano, Ilori, Luís Neto, Miguel Luís, Vietto, Diaby e Luiz Phellype.