Autor: Adérito Esteves

Siga o Arouca-FC Porto  EM DIRETO no Maisfutebol.

O MOMENTO:

AROUCA: chega a este jornada (antes do início dos restantes encontros) a partilhar a liderança do campeonato com o FC Porto e com o Sporting sem ter jogado, ainda, verdadeiramente em casa – a receção ao Benfica na 2.ª jornada disputou-se em Aveiro. A equipa de Lito Vidigal tem sido a principal surpresa do campeonato, não só pela vitória que arrancou diante do bicampeão, que fez com que passasse uma semana na liderança isolada, mas também pelo triunfo claro em Moreira de Cónegos (0-2) na primeira jornada e pelo empate no sempre complicado terreno do P. Ferreira (1-1). Lito Vidigal aproveitou a pausa na competição para entrosar alguns dos novos jogadores, nomeadamente, num particular que o Arouca derrotou o Paivense por 2-0, com um bis do reforço Caio Rangel.

FC PORTO: apesar da liderança no campeonato, o futebol da formação orientada por Julen Lopetegui ainda não conseguiu convencer plenamente os exigentes adeptos portistas. A pausa para os compromissos das seleções não veio na melhor altura para uma equipa que está em construção após as várias saídas que teve no defeso. O treinado basco viu-se privado de mais de uma dezena de atletas, que foram chegando a conta-gotas, com a agravante de alguns deles terem tido viagens intercontinentais. Além de uma vitória no terreno de uma equipa que promete ser muito incómoda, os dragões procuram uma exibição convincente que reacenda a chama da união completa com a massa associativa.

AUSÊNCIAS:

AROUCA: Ivo Rodrigues (emprestado pelo FC Porto).

FC PORTO: não há ausências por lesão ou castigo.

DISCURSO DIRETO:

Lito Vidigal: « Para nós, a importância deste jogo é a de sempre. Jogamos com a intenção de acumular mais três pontos na classificação. Também era importante, até porque se calhar ainda não tinha acontecido e não acontecerá tantas vezes quanto isso estarmos durante três semanas em primeiro lugar. Para isso, temos de ser melhor do que eles em termos de organização e de atitude, e temos de ser mais fortes em termos de mentalidade.»

Julen Lopetegui: «Só podemos fazer um treino em condições. Um treino pré-jogo. Temos de gerir, depois de uma paragem em que tivemos grande parte do plantel fora. Temos de superar. É uma dificuldade. Assumimos isso e trataremos de superar. Só pensamos em vencer. Sempre. O Arouca ganhou bem ao Benfica há pouco tempo, joga bem, melhorou muito. É uma equipa que está empatada connosco na tabela. Não temos margem para pensar em nada mais que não seja vencer este jogo.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:

Arouca e FC Porto apenas disputaram quatro jogos até ao momento, registando-se quatro vitórias dos azuis-e-brancos, que só por uma vez não marcaram três golos ou mais – 1-0 na partida da 25.ª jornada da época passada, no Estádio do Dragão. A diferença de golos entre as equipas no histórico deixa bem claro o «apetite» do dragão nas partidas com a equipa da serra da Freita - 13-2 – com um grande contributo da última visita a Arouca, quando o FC Porto arrancou uma goleada por 5-0. À semelhança da formação que orienta, também Lito Vidigal ainda não conseguiu arrancar pontos nos confrontos com os portistas, contabilizando quatro derrotas em igual número de partidas.

EQUIPAS PROVÁVEIS

AROUCA


Outros convocados: A lista de convocados não foi divulgada.

FC PORTO



Outros convocados: Helton; Miguel Layún, Martins Indi, André André, Rúben Neves, Alberto Bueno, Dani Osvaldo e Jesús Corona.