Maxi Pereira corre para o terceiro Mundial da carreira e pode alcançar um feito histórico com a camisola da seleção uruguaia.

Caso consiga um lugar entre os eleitos de Óscar Tabárez, o lateral do FC Porto, internacional em 124 ocasiões, pode entrar no restrito grupo de jogadores que representou o Uruguai em três Campeonatos do Mundo consecutivos.

Apesar de ter integrado a convocatória para os dois últimos compromissos da seleção charrua, Maxi não tem assegurada a presença na Rússia. O motivo? A escassa utilização no clube que poderá conduzir a uma perda de espaço no Uruguai.

Recorde-se que desde a chegada de Sérgio Conceição, o jogador de 33 anos apenas participou em dois encontros. Números bem distintos comparativamente com épocas anteriores.

«Qualquer jogador da seleção quer qualificar-se e ir ao Mundial. Mas essa possibilidade só acontecerá pelo que fizerem nas suas equipas», disse Tábarez na véspera do encontro frente à Venezuela.

O aviso deixado pelo selecionador poderá precipitar a saída de Maxi Pereira dos dragões, de forma a conseguir jogar com regularidade para marcar presença no Mundial2018.

Números de Maxi no FC Porto por esta altura:

2015/16:

Participou em todos os nove jogos: 810 minutos.

2016/17:

Cinco jogos disputados: 333 minutos.

2017/18

Participou em dois jogos: 111 minutos.