O MOMENTO
 
FC PORTO:
A derrota na Madeira foi sarada com três triunfos seguidos, dois deles para a Liga. A equipa de Lopetegui passou de estar a quase nove pontos do Benfica para os atuais quatro que a separam da liderança. Capitalizar esse crescendo é obrigatório e o V. Guimarães é o primeiro obstáculo de um ciclo terrível para a Liga que tem ainda visitas a Boavista e Sp. Braga e receção ao Sporting. Se sair desse ciclo a quatro pontos, ou menos, do Benfica, o FC Porto tem todo o direito a sonhar.
 
V. GUIMARÃES: Sem vencer na segunda volta da Liga e só com uma vitória (Belenenses, Taça da Liga) nos últimos seis jogos, a equipa de Rui Vitória já viveu momentos mais fulgurantes e ainda procura encontrar o ritmo depois das mudanças trazidas pelo mercado de janeiro. Rui Vitória tem ainda uma meta pessoal pela frente: em oito ocasiões, nunca venceu o FC Porto.
 
AS AUSÊNCIAS
 
FC PORTO: Adrián Lopez está lesionado
 
V. GUIMARÃES: André André cumpre castigo. Bruno Alves e Pedro Ribeiro estão lesionados.
 
A PALAVRA DOS TREINADORES
 
Julen Lopetegui (FC Porto): «Temos um jogo demasiado exigente para estarmos a pensar noutras coisas. Temos muita vontade de vencer e não pensamos se há nova vida ou não. Se alguém tiver a tentação de pensar na Champions, verá esse jogo sentado em casa, em frente à televisão.»
 
Rui Vitória (V. Guimarães): «O FC Porto é uma equipa difícil, em qualquer circunstância. Se tivermos que sofrer, cá estaremos para isso. Parece-me que não podemos vencer a querer primeiro que os outros falhem. Se não nos concentrarmos em fazer o nosso trabalho e esperar que sejam os outros a errar não estamos no caminho certo.»
 
OUTROS CONFRONTOS
 
É preciso recuar até 2005 para encontrar a última vez que o V. Guimarães pontuou no Dragão. Terminou 0-0 esse encontro. A última de três vitórias vimaranenses para a Liga na casa do FC Porto foi ainda no Estádio das Antas, em 1996, por 3-2. Domínio absoluto do FC Porto, então, com 58 vitórias em 75 jogos para a Liga. A última na época passada, por 1-0, com um golo de Josué, de penálti. Na primeira volta, o V. Guimarães foi a primeira equipa a tirar pontos ao FC Porto, arrancando um empate a um, num jogo muito contestado pelos portistas em termos de arbitragem.
 
EQUIPAS PROVÁVEIS
 
FC PORTO

 


Outros convocados: Helton, Marcano, Evandro, Ruben Neves, Brahimi, Quintero, Hernâni e Aboubakar
 
V. GUIMARÃES

 

 
Outros convocados: a lista não é ainda conhecida