Artigo original: 23h01

156.916. Este é o novo número de sócios existentes no Sport Lisboa e Benfica. A marca está exibida no Museu Cosme Damião e espalhou-se nas redes sociais depois de ter sido lançada por uma conta de twitter bastante seguida pelo universo benfiquista.

O Maisfutebol contactou fonte do Benfica, que confirmou que o contador já tem a numeração atualizada.

 

A confirmar-se oficialmente estes quase 157 mil, tal significa que o Benfica terá perdido mais de 100 mil sócios desde a contagem anterior.

Tal como o nosso jornal já escreveu no final de maio, o clube avançou a 8 de junho para a renumeração de sócios ativos. Essa atualização foi ditada pelos estatutos, que determinam estas atualizações em anos terminados em 5.     

Até esse dia, quem se fizesse sócio do Benfica teria um número acima dos 283 mil. Essa contabilidade estava em andamento desde 2005. Excluindo os sócios entretanto falecidos e aqueles que comunicaram a desistência, o Benfica teria 247.859 associados.

Nesse universo, 35 por cento dos associados tinham quotas em atraso (mais de um ano sem pagar).

 

Refira-se que, atualmente, um sócio efetivo do Benfica paga 156 euros de quotas por ano. Caso seja sócio correspondente a anuidade é de 100 euros. Existe também a categoria de sócio reformado, em condições especiais (não pode receber mais do que o valor correspondente ao ordenado mínimo e meio), que paga 78 euros.

 

Existem ainda os sócios juvenis (ou sócios menores), dos 14 aos 18 anos, que pagam 72 euros por ano. Para os sócios infantis (até aos 14 anos) foi definida uma quota de 36 euros, mas podem ficar isentos até passar ao escalão seguinte.

Os dados disponíveis colocam em causa o estatuto de clube com mais sócios. O Bayern passará a ostentar essa marca.