*por Mário Serra
 
O Belenenses recebe, este domingo, o Rio Ave em jogo da 17.ª jornada da Liga. O encontro tem início marcado para as 20h15 e o Maisfutebol vai contar-lhe tudo ao minuto.
 
MOMENTO
A última vitória do Belenenses foi frente ao Marítimo, no dia 10 de dezembro. Ou seja, não vence há mais de um mês e nos últimos cinco jogos perdeu três. A equipa do Restelo atravessa a pior série da temporada e é também o pior ataque da Liga, com 10 golos marcados. Atualmente ocupa a 12.º com 17 pontos com o registo particular de ter mais vitórias fora de casa (três) do que em casa (duas).
 
Já o Rio Ave vem de uma vitória frente ao Sp. Covilhã, para a Taça da Liga, e no campeonato vem de um empate a duas bolas com o Chaves. Está melhor desde que Luís Castro assumiu o comando técnico da equipa e desde aí que perdeu dois dos nove jogos que disputou - ambos fora de casa. Está em 6.º lugar no campeonato com 24 pontos.
 
DISCURSO DIRETO
Quim Machado (Belenenses): «Espero um jogo complicado. É um adversário que nas últimas temporadas atingiu os objetivos nas competições europeias e que vai querer discutir o resultado. Respeitamos o Rio Ave, mas em casa temos de assumir o risco e jogar para ganhar.»
Luís Castro (Rio Ave): «O Belenenses tem-se reforçado porque quer melhorar o que tem feito. Vai-nos criar muitas dificuldades, mas nós também as vamos criar. Apesar de não termos ganho nos últimos jogos, queremos mais no campeonato e vamos encarar este jogo como uma oportunidade para tal.»
 
AUSÊNCIAS:
Belenenses: Betinho, devido a lesão, e Abel Camará, por estar no CAN ao serviço da seleção.
Rio Ave: nada a assinalar.
 
HISTÓRIO DE CONFRONTOS
Os dois emblemas já se defrontaram em 36 ocasiões, com um registo ligeiramente favorável para os vila-condenses que venceram 15 vezes e perderam 12. Contudo, a jogar em casa, o registo do Belenenses é diferente: em 17 jogos, venceu o Rio Ave nove vezes e perdeu apenas quatro. O último encontro entre os dois emblemas foi há sensivelmente um ano, para a Taça da Liga, com o Rio Ave a receber o Belenenses, e registou-se o empate a uma bola. No último confronto no Restelo, houve também um empate, mas a três golos e foi Rio Ave e foi em agosto de 2015.
 
EQUIPA PROVÁVEIS:
Belenenses:
Outros convocados: -
Rio Ave:
Outros convocados: Rui Vieira; Nelson Monte, Vilas Boas; Pedro Moreira, Krovinovic, João Novais; Gonçalo Paciência, Yazalde, Ronan.