Com Benfica e FC Porto afastados da Liga dos Campeões e os encarnados com pé e meio na final da Taça de Portugal, as atenções centram-se, mais do que nunca, na disputa do título nacional, com uma diferença mínima de um ponto entre as duas equipas e ainda um confronto direto pela frente e cada vez mais próximo.

Faltam nove jornadas e várias análises são possíveis fazer nesta altura. Umas mais teóricas, outras menos. Umas a contemplar valor dos plantéis, outras os momentos de forma, outras aspetos emocionais, dados estatísticos e, claro, a história.

Foi por este último que o Maisfutebol alinhou neste artigo. Por uma questão de adequação aos tempos atuais, não consideramos o bolo todo, mas os dez últimos jogos frente a cada um dos adversários que os dois candidatos irão ter até ao final da Liga, sendo que há casos em que a amostra não chega a tanto, nomeadamente Moreirense e Feirense.

A história diz, assim, que, se nada de anormal acontecer, o mais provável é que o futuro campeão nacional tenha mais de 80 pontos. Se será Benfica ou FC Porto vai ser preciso esperar para saber, mas poderá ficar com uma ideia abaixo.

O que falta ao Benfica

Paços Ferreira-Benfica

Resultado mais provável: Vitória do Benfica. Nos últimos dez anos, apenas por duas vezes os encarnados não ganharam. Derrota por 1-0 em 2014/15 e empate a uma bola em 2006/07.

A última derrota do Benfica em Paços, com golo de Sérgio Oliveira

Benfica-FC Porto

Resultado mais provável: Empate ou vitória do FC Porto. Apenas dois triunfos encarnados nos últimos dois anos (1-0 em 2009/10; 2-0 em 2013/14). De resto, quatro vitórias portistas, a última na época passada, e quatro empates.

Moreirense-Benfica*

Resultado mais provável: Vitória do Benfica. Apenas seis jogos entre estes dois emblemas em Moreira de Cónegos e os encarnados ganharam todos, marcando sempre pelo menos um golo.

Benfica-Marítimo

Resultado mais provável: Vitória do Benfica. Não fosse o empate arrancado pelos madeirenses na 1.ª jornada de 2009/10 e seria o pleno: as águias ganharam os restantes nove encontros.

Sporting-Benfica

Resultado mais provável: Empate ou vitória do Benfica. Nos últimos dez anos, o Sporting só por duas vezes ganhou ao Benfica em casa (3-2 em 2008/09 e 1-0 em 2011/12). Registaram-se quatro empates e quatro vitórias encarnadas, a última na época passada.

Festa do Benfica em Alvalade,na época passada

Benfica-Estoril

Resultado mais provável: Vitória do Benfica. Nos últimos dez jogos, seis vitórias do Benfica e quatro empates, mas três deles foram já no século passado. O quarto foi a famosa igualdade antes da ida ao Dragão em 2013. A última vez que o Estoril ganhou na Luz foi em 1950.

Rio Ave-Benfica

Resultado mais provável: Vitória do Benfica. Seis triunfos encarnados nos últimos dez jogos em Vila do Conde, para a Liga. O Rio Ave ganhou duas vezes, a última há dois anos.

Benfica-V. Guimarães

Resultado mais provável: Vitória do Benfica. Oito vitórias encarnadas nas últimas dez receções ao V. Guimarães, que só uma vez ganhou neste período, em 2008/09, à equipa de Quique Flores, na altura.

Boavista-Benfica

Resultado mais provável: Empate. Se a análise se cingisse aos últimos cinco encontros, então era mais provável um triunfo do Benfica, que venceu três deles, os últimos nas temporadas transatas. Alargando aos dez anos, o resultado mais frequente é a igualdade (quatro vezes), com três vitórias para cada lado a completar o leque.

Jonas decidiu no Bessa, na época passada

CONCLUSÃO: FC Porto, Sporting e Boavista são os rivais que, pelas probabilidades, mais problemas podem trazer ao Benfica. A média indica que poderão somar entre 20 e 23 pontos, num total de 27 que ainda faltam. Ou seja, no melhor cenário de probabilidades (empatar com FC Porto e Boavista e ganhar em Alvalade) o Benfica somaria 86 pontos no final da época. No pior cenário (perder com FC Porto, empatar com Boavista e Sporting) ficaria com 83.

O que falta ao FC Porto

FC Porto-V. Setúbal

Resultado mais provável: Vitória do FC Porto. Dez jogos, dez vitórias. Pleno azul e branco na receção aos sadinos, que não ganham em casa dos dragões, para a Liga, desde 1989.

Benfica-FC Porto

Resultado mais provável: Vitória ou empate. Os dragões têm conseguido resultados muito positivos na Luz nos últimos anos. Apenas duas derrotas nos últimos dez, três desde a inauguração da nova Luz. Ganharam quatro vezes e empataram outra tantas nas últimas dez deslocações.

Casillas foi a figura da vitória portista na Luz em 2015/16

FC Porto-Belenenses

Resultado mais provável: Vitória do FC Porto. Apenas por duas vezes os dragões não ganharam nos últimos dez jogos para a Liga frente ao Belenenses, em casa. Em ambas, houve empate.

Sp. Braga-FC Porto

Resultado mais provável: Vitória do FC Porto. Mesmo sendo a deslocação, teoricamente, mais difícil para os dragões no pós-Luz, a verdade é que, nos últimos dez jogos em Braga para a Liga, o FC Porto ganhou sete e só perdeu três. A última foi na época passada, mas há uma outra norma a ter em conta que vem dos anos 60: quando perde em Braga, no ano seguinte o FC Porto responde com uma vitória.

FC Porto-Feirense*

Resultado mais provável: Vitória do FC Porto. Apenas quatro jogos para a Liga entre estes dois emblemas. Ganhou sempre o FC Porto.

Desp. Chaves-FC Porto

Resultado mais provável: Vitória do FC Porto. Esta é uma análise distinta porque a última deslocação dos dragões a Chaves, para a Liga, foi em 1999. De qualquer forma, mantendo a mesma ideia registaram-se oito vitórias azuis e brancas, um empate e uma derrota nos últimos dez duelos entre os dois clubes.

Marítimo-FC Porto

Resultado mais provável: Vitória do FC Porto. Mesmo que não ganhe em casa do Marítimo, para a Liga, desde 2012 (quatro tropeções seguidos), nos últimos dez anos o resultado mais frequente é a vitória portista, que aconteceu em cinco ocasiões. Por três vezes o Marítimo levou a melhor e em duas houve empate. Outro dado que dá ânimo aos portistas: nunca estiveram mais de quatro jogos sem ganhar ao Marítimo, no Funchal.

O FC Porto está há quatro anos sem ganhar em casa do Marítimo

FC Porto-Paços de Ferreira

Resultado mais provável: Vitória do FC Porto. Apenas dois empates nas últimas dez deslocações pacenses ao reduto portista. De resto a festa foi sempre azul e branca

Moreirense-FC Porto*

Resultado mais provável:Empate ou vitória do FC Porto. Divisão plena: em seis jogos há três vitórias portistas e três empates.

O Moreirense já bateu o FC Porto este ano, para a Taça da Liga

CONCLUSÃO A deslocação à Luz e a Moreira de Cónegos são os jogos que, pelos dados históricos, mais problemas podem trazer ao FC Porto. De qualquer forma, os resultados conseguidos indicam que ganhar nos dois terrenos é tão provável como empatar. Assim, os dragões, no melhor cenário de probabilidades, somariam os 27 pontos que ainda estão em disputa. No pior cenário (empatando na Luz e no Minho) ficar-se-iam pelos 23. Isto traduz-se numa margem entre 85 e 89 pontos no somatório final.

O que se pode concluir, em geral?

Tudo isto são números, estatísticas e registos históricos. Como costumam dizer os treinadores: «Valem o que valem». Mas não deixa de ser interessante notar que o melhor cenário probabilístico do Benfica, ou seja, terminar com 86 pontos, pode não chegar para ser campeão, se o FC Porto estiver ao nível que tem conseguido frente aos adversários que tem pela frente (e mesmo empatando na Luz para que o Benfica atinja o seu melhor cenário), visto que os dragões têm probabilidades de chegar aos 87, sem ganhar em Lisboa. 

Por outro lado, o pior cenário do FC Porto (85 pontos) pode chegar se o Benfica também se ficar pela pior probabilidade, onde só somaria 83.

Ou seja, se o FC Porto fizer o que tem vindo a fazer nos últimos dez encontros com os rivais que tem pela frente será campeão nacional. O Benfica, se não for superior ao que indica a média, corre o risco de perder o tetra.