O Governo manifestou-se esta noite sobre os incidentes ocorridos na Academia do Sporting em Alvalade, repudiando «os atos criminosos» que estão a ser investigados e que já resultaram na «detenção de 21 pessoas» e «objetos de agressão».

«Estão a ser identificados. Há factos criminosos e enquanto cidadãos vão ser presentes à justiça, estão detidos para responder. O facto de serem adeptos [pertencentes a claques] pode levar à resposta de medidas de coação que procurem impedir que possa haver repetição destes atos», disse Isabel Oneto, Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna.

A mesma dirigente revelou ainda que a final da Taça de Portugal, entre o Sporting e o Desp. Aves, não corre riscos de não se realizar: «Estamos a analisar e vamos tomar todas as medidas necessárias para que o encontro decorra com toda a qualidade e segurança para todos os espectadores.»

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, manifestou a mesma ideia. «Temos de trabalhar para criar estas condições, os adeptos merecem todos que no domingo aconteça um jogo de futebol onde se comemore a festa que o futebol deve ser», disse, falando também sobre os incidentes em Alvalade: «Os criminosos, que não são sequer adeptos do desporto, merecem enfrentar uma resposta corajosa e enfrentar aquilo que são atos que devem ser repudiados por todos.»