Acompanhe aqui AO VIVO o Boavista-Sporting

MOMENTO:

BOAVISTA

Há muito que não se via, mas a verdade é que as panteras têm de olhar para baixo para encontrarem os leões. A condição insólita, o fator casa e a mudança no adversário não coloca ainda assim os boavisteiros no papel de favoritos diante de um adversário que nos últimos onze duelos venceu dez e empatou um. O Sporting tem outras aspirações, ainda assim, o bom arranque na Liga, onde é a única equipa invicta juntamente com o líder Famalicão, motiva a equipa de Lito, que mostra uma pujança como há muito não se via.

SPORTING

Nem Luiz Phellype, nem Vietto… Sem avançados de raiz para o eixo do ataque, o leão vai ter de caçar com gato e mostrar as garras e agarrar os três pontos frente aos axadrezados na estreia de Leonel Pontes no comando técnico. Para redimir, há uma derrota caseira frente ao Rio Ave, que ajudou a ditar a saída de Marcel Keizer e que deixou os rivais mais longe na tabela. De momento, a grande incógnita é perceber que novo Sporting vai surgir no tabuleiro do Bessa.

--

AUSÊNCIAS:

Boavista: Hélton Leite e Sauer (condicionados).

Sporting: Luiz Phellype e Vieto (lesionados). Ristovski, Jovane Cabral e Fernando (condicionados). Coates (castigado).

--

DISCURSO DIRETO:

Lito Vidigal (Boavista): «Não sabemos o que vamos encontrar. O Sporting de Keizer já tinha um padrão de jogo e ideias definidas. Não jogamos sozinhos e temos de estar atentos a alguns momentos e aspetos em que o adversário é mais forte, mas a nossa primeira intenção não é anular o adversário, é saber o que queremos em campo e, depois, a partir daí, pensar no adversário. Nunca vamos jogar só em função do adversário, até porque isso seria errado.»

Leonel Pontes (Sporting): «Foi com um sentimento de orgulho e gratidão que aceitei este desafio. Encontrei um grupo motivado, empenhado ao máximo para tentar demonstrar aquilo que são enquanto profissionais e enquanto jogadores. Mas foi uma semana difícil, naturalmente. Com poucos jogadores é difícil preparar jogos. Há vários jogadores que podem fazer a posição de avançado. Não homens da frente, mas há médios, por exemplo. E até há equipas que já foram campeãs com médios nessa posição. Temos de arranjar soluções, perante um contexto que não é o melhor.»

--

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Em 124 duelos entre as duas equipas, a balança pende claramente para o Sporting, que venceu praticamente metade (61) – os portuenses ganharam um total de 28. No entanto, considerando apenas os jogos em casa para o campeonato, o Boavista leva vantagem, com 22 vitórias em 56 jogos, contra 14 dos leões. Ainda assim, desde que regressou à elite do futebol português, em 2014/15, a equipa do Bessa não voltou a vencer o Sporting: foram dez derrotas e um empate. Aliás, a última vez que o Boavista venceu o Sporting foi há mais de uma década, no último confronto entre estes dois históricos antes da descida das «panteras» aos infernos: 2-0 no Bessa em janeiro de 2008.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS:

BOAVISTA

Outros convocados: lista não divulgada.

--

SPORTING

Outros convocados: Maximiano, Diogo Sousa, Tiago Ilori, Borja, Eduardo, Battaglia, Miguel Luís e Rafael Camacho.