A FIGURA: Pizzi, protagonista nos momentos cruciais
Logo a abrir, onde quer que a bola estivesse, o médio estava lá. Dos pés do português saíram alguns dos remates de maior perigo e ainda a assistência para Jonas, no lance em que o avançado rematou ao poste. Depois de um período de maior apagamento, Pizzi voltou a aparecer bem na segunda parte, sendo um dos elementos mais perigosos das águias. Aos poucos e poucos foi participando cada vez mais na manobra ofensiva da equipa. Depois de ser interveniente no lance mais polémico do encontro, onde uma bola que embate nas suas costas parece ter transposto a linha de golo, o médio conseguiu mesmo chegar ao golo. Aos 68 minutos, depois de uma boa desmarcação de Jonas, o médio entrou pela área adentro, rematando forte e cruzado para o fundo das redes da baliza de Kieszek, protagonizando também a cambalhota no marcador para o Benfica. Saiu já perto do final debaixo de aplausos. Merecidos.

O MOMENTO: golo de Mitroglou abriu caminho à vitória encarnada
O golo do avançado grego, que havia entrado ao intervalo, foi decisivo para o desenrolar da partida. Depois de uma primeira parte sofrida do Benfica, o tento do avançado aos 52 minutos abriu caminho a uma segunda metade totalmente dominada pelas águias, valendo então o empate à formação encarnada.

Estoril-Benfica, 1-2 (crónica)

OUTROS DESTAQUES:

Jonas
Ficou em branco mas foi o mais inconformado das águias no jogo com o Estoril. Sempre muito interventivo no ataque, o experiente avançado brasileiro deu água pela barba aos defesas estorilistas, conseguindo mesmo levar uma bola ao poste ainda antes dos dez minutos. Uma coisa é certa, se Jonas não saiu da Amoreira com o estatuto de melhor marcador do campeonato reforçado, para isso muito contribuiu o trabalho redobrado da defesa «canarinha», que tentou travar ao máximo as investidas do avançado. Só não evitaram a assistência para o golo de Pizzi, que deu a cambalhota no marcador.

Mitroglou
Quando o avançado começou a aquecer durante o intervalo, todos ficaram a saber que iria ser opção de Rui Vitória no segundo tempo. A verdade é que a entrada do grego revelou-se determinante para o desfecho do jogo. Após algumas boas jogadas de combinação com os colegas da frente, Mitroglou conseguiu repor o empate na partida aos 52 minutos, após um bom trabalho junto da pequena área. Apostou bem o treinador encarnado.

André Almeida
Jogo bem conseguido do lateral direito do Benfica, embora tenha apresentado algumas fragilidades do ponto de vista defensivo, face à velocidade de Gerso, um dos mais velozes do campeonato. Depois de uma primeira parte sofrida, sempre tentando travar as investidas do Estoril pelo seu lado, acabou por ser determinante na vitória do Benfica, ao fazer a assistência para o golo de Mitroglou, que deu o empate às águias já no segundo tempo.

Léo Bonatini
O homem golo do Estoril voltou a fazer o gosto ao pé frente aos encarnados. Depois de ter apontado um dos golos do triunfo sobre o Belenenses, na jornada passada, o avançado brasileiro fez o seu décimo golo do campeonato, estreando-se também a marcar frente a um dos «grandes». A opção de Fabiano Soares em colocar o avançado no vértice do meio-campo foi muitas vezes contestada e, de certa forma, traduziu-se numa quebra da corrente goleadora do jovem. A verdade é que, com o regresso de Mendy, Bonatini consegue usufruir de mais liberdade na área e parece ter adquirido de novo o estatuto de goleador do Estoril. No segundo tempo, contudo, ninguém no estádio deu pela sua presença praticamente.

Anderson Luís
O lateral brasileiro do Estoril atravessa possivelmente a melhor fase da época. A tarefa até nem se adivinhava fácil em termos defensivos, uma vez que era ele inicialmente o escolhido para fazer marcação a Jonas, o artilheiro do campeonato, mas voltou a correr bem quando conseguiu subir no terreno. Depois de ter sido o homem do jogo frente ao Belenenses, na última jornada, com um golo e uma assistência, o defesa foi novamente preponderante diante do Benfica, fazendo nova assistência para o golo de Léo Bonatini que inaugurou o placar no Estádio António Coimbra da Mota.