De resposta certa em resposta certa, se chega à nota positiva. De ponto a ponto, se permanece na Liga. Não vem nos livros, mas é do conhecimento geral e a Académica sabe disso.

Os 30 são o objetivo e depois do empate deste domingo no Restelo, à Briosa só faltam seis em doze possíveis. Jornada, por isso, mais ou menos boa para a Académica, que beneficiou ainda da derrota caseira do U. Madeira com o P. Ferreira e do desaire do Boavista com o Estoril ganhando-lhes assim um ponto.

O JOGO, AO MINUTO

Assombrada pela possibilidade de voltar a chumbar no teste da Liga e de voltar a descer, a Académica chegou a Belém disposta a conquistar pontos e entrou melhor do que o Belenenses na partida. Ainda assim, a partir dos 15 minutos, foi a equipa da casa que assumiu o jogo.

Aos 16, nessa clara demonstração de superioridade, o Belenenses levou logo a bola à barra num remate fora da área.

Foi apenas o aviso para o que seguiria: domínio do Belenenses com uma ou outra oportunidade… até que a melhor deu golo. Foi aos 32 minutos, num remate ainda defendido por Pedro Trigueira a Tiago Silva, mas que o avançado Juanto aproveitou perante a passividade dos centrais da Briosa.

Aos 43, o Belenenses, através de Rúben Pinto, ainda quis aumentar a vantagem, mas o esférico voltou a ir à barra e a equipa da casa chegou ao intervalo com a vantagem mínima no marcador.

Na segunda metade, jogo mais aberto e com maior atrevimento dos estudantes com as entradas de Gonçalo Paciência e Aderlan, mas nada de oportunidades flagrantes para a Académica. O avançado entrou bem no jogo, dispôs de uma ou outra situação, mas não conseguiu chegar ao empate.

A Académica bem ia tentando, mas a defesa do Belenenses cortava-lhe as investidas. Tanto cortou que aos 77 minutos acabou por haver corte com falta. Filipe Ferreira derrubou Hugo Seco na área e deu a possibilidade de empate aos visitantes.

Na marca de 11 metros, Rafael Lopes na cara de Ricardo Ribeiro não falhou e fez o empate justo, quando faltavam pouco mais de dez minutos para o final da partida.

Minutos esses que correram melhor à Académica do que ao Belenenses, que ainda viu André Sousa ser expulso por duplo amarelo.

Ainda assim, em superioridade numérica, a Académica não conseguiu virar o resultado. Hugo Seco ainda levou os mais de mil adeptos da Briosa ao rubro, mas foi tudo ilusão ótica: o remate foi bom, mas a bola foi à malha lateral.