SIGA O NACIONAL-SP. BRAGA, A PARTIR DAS 18H45 DESTA SEXTA-FEIRA, NO MAISFUTEBOL

MOMENTO

Nacional: depois de um período de recuperação no campeonato, entre novembro e o primeiro jogo de 2019, a equipa de Costinha vem de duas derrotas seguidas na Liga, ante o FC Porto e o Belenenses. Ainda assim, mantém seis pontos à maior para a zona de descida. Já fora das taças, resta o campeonato e o objetivo de, pelo menos, manter-se nesta época de regresso à Liga. A classificação é mais satisfatória que nas primeiras jornadas, mas ainda assim há alguns números menos positivos. O Nacional é o ataque menos concretizador em casa, a par do Boavista – cinco golos marcados – e a segunda defesa mais batida da Liga, com 30 golos sofridos, a par do Rio Ave. Procura bater o Sp. Braga pela primeira vez esta época, depois de derrotas no Minho, para campeonato e Taça da Liga.

Sp. Braga: chega à Madeira para o quinto jogo de 2019 no espaço de 17 dias e ainda invicto neste ano civil. A última derrota foi a 23 de dezembro, ante o Benfica. Daí para cá, os minhotos garantiram a qualificação para as meias-finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal, além de duas vitórias e um empate para o campeonato. Estão no terceiro lugar, com 37 pontos, a um do Benfica e a seis do líder, o FC Porto. Procura regressar às vitórias fora na Liga, algo que não acontece desde 8 de dezembro. Depois desta data, seguiu-se a tal derrota na Luz e o empate em Portimão. Será a terceira vez que joga com o Nacional esta época, depois de vitórias por 4-2 e 5-0 para Liga e Taça da Liga, na receção aos insulares.

AUSÊNCIAS

Nacional: Filipe Lopes, Daniel Guimarães (lesionados), Marakis (lesionado, em dúvida), Rosic (emprestado pelo Sp. Braga).

Sp. Braga: Fransérgio, Matheus, Ricardo Ferreira, Lucas, Bruno Xadas (lesionados).

DISCURSO DIRETO

Costinha (Nacional): «Tecnicamente, não poderemos cometer erros, quer ao nível do passe, quer na receção da bola, porque o Braga tem uma forma de pressionar muito personalizada. Tarefa será muito complicada, mas estaremos preparados para enfrentar dificuldades.»

Abel (Sp. Braga): «É um jogo difícil, perante um adversário que está a atravessar um bom momento, como disse e bem, muito melhor classificada, com uma ideia de jogo bem definida. Estão reunidas todas as condições para um grande espetáculo e um grande desafio.»

HISTÓRICO DE JOGOS

As duas equipas já jogaram entre si 40 vezes, 37 delas para o principal campeonato português. O Sp. Braga bateu os insulares em 21 ocasiões, o Nacional triunfou em nove e houve ainda dez empates. Só nos jogos na Madeira, condição desta sexta-feira, o Nacional leva superioridade em casa. Em 20 jogos oficiais, venceu oito, tantos quantos empatou. O Sp. Braga venceu os restantes quatro.

Nacional

Outros convocados: não divulgados.

Sp. Braga

Outros convocados: Marafona, Pablo, Ailton, Ryller, Eduardo, Murilo, Ricardo Horta, Fábio Martins, Trincão.