O MOMENTO

MARÍTIMO:

Apesar de ainda ser matematicamente possível, o Marítimo já disse adeus ao objetivo europa a que se tinha proposto no início da temporada, depois de na semana transata ter perdido no reduto do rival Nacional. Com a saída iminente de Pedro Martins, os verde-rubros lutam agora por um lugar honroso, o mais acima possível na tabela classificativa, pelo que a vitória frente à Académica é o único desfecho favorável, na luta pelo sexto lugar, atualmente ocupado pelo Braga, já que isso também deverá ser suficiente para afastar a Académica desse mesmo objetivo.


ACADÉMICA:

A realizar um campeonato tranquilo, a briosa ainda sonhou com os lugares europeus, mas o desfecho dos últimos jogos arredaram a formação de Coimbra desse desiderato. No entanto, a exemplo do seu oponente, também os pupilos de Sérgio Conceição almejam uma classificação honrosa neste campeonato, podendo alcançar o sexto lugar. Assim, não é de admirar que, sem nada a perder, os estudantes se desloquem à Madeira com a vitória presente na cabeça, já que a soma dos três pontos permitiria ultrapassar o seu adversário na classificação.

AUSÊNCIAS:

Marítimo
:
Igor Rossi Artur e Danilo Pereira (Lesionados); João Diogo e Gegé (Castigados)

Académica:
Marcos Paulo e Moussa (Lesionados); Ivanildo (Castigado)


DISCURSO DIRETO

Pedro Martins:
«Faltam três jogos e queremos acabar a época nos seis/sete primeiros classificados. É esse o meu objetivo, pois, neste momento, não tenho nenhuma realação com qualquer outro clube. Foi uma decisão que já vinha a ser ponderada e era importante para todas as partes eu sair da forma como entrei, de forma cordial e séria.»

Jorge Rosário: «Para qualquer jogo, o nosso pensamento é sempre para ganhar. Todos os jogos são difíceis, mas vamos tentar, com as nossas armas, ganhar o jogo.O nosso objetivo é tentar fazer o máximo de pontos possíveis. Vamos tentar conquistá-los, sabendo que será difícil, com coragem, as nossas armas, e entrega destes jogadores em campo, que tem sido fabulosa.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
A tradição diz que em casa costuma mandar o Marítimo, já que das 21 vezes que estas equipas se defrontaram, os verde-rubros lograram vencer em treze ocasiões, com os estudantes a alcançarem somente duas vitórias e seis empates. Curiosamente, a última dessas duas vitórias ocorreu precisamente na temporada passada, com os pupilos de Sérgio Conceição a baterem os insulares por duas bolas a zero, com golos de Wilson Eduardo e Marinho ainda na primeira parte. Nesta época, o Marítimo conseguiu alcançar um empate em Coimbra a uma bola, com Makelele a abrir o ativo para os de Coimbra ainda na primeira parte e o goleador brasileiro Derley a fechar as contas para os madeirenses no segundo tempo.


EQUIPAS PROVÁVEIS

MARÍTIMO



Outros convocados: Welligton, Luís Olim, Tiago Silva, Marakis, Fransérgio, Nuno Rocha, Rúben Brígido e Fidélis.

ACADÉMICA



Outros convocados: Fábio Santos, João Dias, Elton, Aníbal Capela, Paulo Grilo, Nuno Piloto, John Ogu, Marinho e Magique.