A figura: Hernâni
Foi contratado no último dia de janeiro e teve uma semana de sonho em meados de abril. Marcou o seu primeiro golo pelo FC Porto no fim-de-semana passado, em Vila do Conde, fez a estreia na Liga dos Campeões frente ao Bayern Munique e justificou a titularidade com novo golo. Bela arrancada a passe de Aboubakar para abrir o marcador frente à Académica. O prenúncio de uma exibição de grande nível, a melhor com a camisola azul e branca, assumindo-se como uma opção a ter em conta nesta fase decisiva da temporada.

O momento: Fabiano evita o empate
O FC Porto ia desperdiçando oportunidades para fazer o segundo e Fabiano viria a evitar o empate com uma bela defesa em lance de bola parada. Solicitação de Ricardo Esgaio, desvio do central Iago Santos e o guarda-redes brasileiro e defender por instinto, ao minuto 65. Foi a melhor ocasião de Académica, já após a oferta de Alex Sandro a Rafael Lopes, que o avançado atirou para as nuvens. Um par de sustos.

Outros destaques:

Evandro
Boa exibição, mais uma, do médio brasileiro. Criterioso e inteligente nas movimentações, pautou o jogo do FC Porto com extrema maturidade e ficou perto do golo na primeira metade do encontro, acabando por enviar a bola ao poste da baliza da Académica. Um nome em que Lopetegui pode confiar.

Ruben Neves
Sem falhas na posição mas recuada do setor intermediário. Jogou na posição habitualmente ocupada por Casemiro, com José Campaña mais à frente, e voltou a cumprir a missão com nota positiva. 18 anos e muito futebol nos pés.

Cristiano
Teve dois grandes momentos, antes e depois do intervalo, evitando o segundo golo do FC Porto. Reagiu por instinto após remate violento de José Ángel e percebeu a intenção de José Campaña num livre direto ao minuto 54. Ainda defendeu o primeiro remate de Hernâni no lance do 1-0. Mais não podia fazer.

Diego Reyes
Fez a sua estreia como titular na Liga e logo como capitão de um FC Porto renovado. A seu lado teve o adaptado Alex Sandro, mais experiente, mas seria o brasileiro a cometer um erro tremendo que permitiu a Rafael Lopes dispor de uma grande oportunidade para marcar. Quanto a Diego Reyes, somou cortes de belo efeito e agradeceu o tempo de jogo.