O União da Madeira vai abrir a ronda 20 do campeonato num duelo em Guimarães com o Vitória e o seu treinador, Norton de Matos, pretende sair do Berço pelo menos com um ponto. Em conferência de imprensa, o técnico considera que o objetivo do União é «ganhar», mas «se empatar também será bom».

Norton de Matos falou sobre o conjunto vimaranense e reconheceu que irá defrontar «uma equipa com um objetivo europeu e que cresceu, tendo ganho no último jogo em casa ao FC do Porto [1-0], com uma exibição categórica, de grande intensidade, e está moralizada».

Sobre Sérgio Conceição, o treinador dos «insulares» elogiou o seu trabalho e enumerou duas qualidades ao técnico: «Consegue transmitir garra e organização às suas equipas.»

O União da Madeira vem de dois triunfos nos dérbis da ilha, mas o favoritismo não está do lado da equipa que subiu este ano à Primeira Liga, salientou Norton de Matos. «À partida, o favoritismo é do Vitória, que joga todos os jogos com doze jogadores, pois o seu público é fantástico. Será o jogo onde o União terá mais assistência até ao momento», lembrou, já que os jogos com os três «grandes» foram disputados na condição de visitado.

O treinador reconheceu que «este será um bom teste para a equipa», do qual «espera dificuldades». Confrontado com a boa performance defensiva do União, respondeu assim: «Um edifício faz-se pela raiz, e isso passa pela consistência defensiva, pois o primeiro passo de uma equipa que vem da segunda Liga passa pela adaptação à primeira Liga e tentar a manutenção, sendo esse o objetivo principal.»

Com a vitória em casa sobre o Nacional, o União chegou aos 23 pontos, a sete dos 30 pontos, que normalmente asseguram a permanência. Norton de Matos considera que «a barreira dos 30 pontos pode ser um dia insuficiente» e reiterou o que pretende: «Queremos manter uma «almofada» pontual que nos permita encarar com mais naturalidade os jogos.»

O duelo entre vimaranenses e insulares realiza-se esta sexta-feira com arbitragem de Rui Oliveira, da AF Porto. As duas equipas estão separadas por quatro pontos, com vantagem para o conjunto do Berço.