A Belenenses SAD respondeu ao comunicado do Belenenses clube, que referiu nesta quarta-feira que foi chamado a contestar uma ação judicial instaurada pela SAD, que pretende que o palmarés do emblema da Cruz de Cristo lhe seja reconhecido.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a SAD dos Azuis do Restelo defende que o Belenenses clube e a Belenenses SAD «detêm, em igual medida, o património histórico e desportivo da equipa de futebol profissional do Belenenses, e esta equipa, que agora joga no Estádio Nacional, é e sempre será a equipa de futebol profissional do Belenenses».

Acrescenta ainda o comunicado que o clube constituiu a SAD do Belenenses em 1999 e que «nunca mais poderá constituir outra para o futebol profissional».

Leia o comunicado na íntegra:

«1. Sob a égide do Clube de Futebol “Os Belenenses” (C.F.B.), a equipa de futebol profissional do Belenenses conquistou um património ímpar no futebol português.
Em 1999, o C.F.B. personalizou essa equipa, transferindo-a para a Sociedade Desportiva que constituiu e a que deu o nome de Belenenses SAD.
Assim, tanto o C.F.B. como a Belenenses SAD detêm, em igual medida, o património histórico e desportivo da equipa de futebol profissional do Belenenses, e esta equipa, que agora joga no Estádio Nacional, é e sempre será a equipa de futebol profissional do C.F.B..

2. O artigo 2º, n.º 3, da Lei das Sociedades Desportivas proíbe que um clube de futebol constitua mais do que uma Sociedade Desportiva para uma modalidade. Ora, em 1999, o C.F.B. constituiu uma Sociedade Desportiva de Futebol, que é a Belenenses SAD. Nunca mais poderá constituir outra para o futebol profissional.

3. Os atuais órgãos sociais do C.F.B. têm vindo a enganar os adeptos do Belenenses e o público dizendo que um dia irão constituir uma nova Sociedade Desportiva para disputar competições profissionais.
Esta mentira culminou no insulto do Presidente da Direção do C.F.B. à gloriosa equipa de futebol do Belenenses quando afirmou, depois da recente vitória do Belenenses sobre o Benfica, que a equipa que venceu o Benfica (e que joga no Estádio Nacional por ele a ter expulsado do Estádio do Restelo) não é o Belenenses.
Tal como mente sempre que diz que a recente sentença do Tribunal Propriedade Intelectual, da qual já foi interposto recurso, determinou que a Belenenses SAD teria de mudar de nome.

4. Para desmascarar as sucessivas mentiras dos atuais órgãos sociais do C.F.B., a Belenenses SAD pediu que os Tribunais declarem aquilo que é evidente para todas as pessoas de boa-fé: que a equipa de futebol profissional do C.F.B. é a que hoje joga do Estádio Nacional; que os adeptos que apoiam esta equipa apoiam a equipa de futebol do Belenenses com uma gloriosa história de 99 anos; que, como a lei diz, o C.F.B. não pode constituir outra sociedade desportiva para o futebol profissional; que tanto o C.F.B. como a Belenenses SAD são titulares do património histórico e desportivo da equipa de futebol do Belenenses.

5. Essa equipa, que em 2012 estava na II Liga e à porta da extinção, tem trilhado um caminho de recuperação desportiva e financeira como poucas em Portugal se podem orgulhar, sendo uma das únicas 9 equipas que jogam na I Liga ininterruptamente desde 2013/14; e que no próximo sábado representará o Belenenses no Estádio do Dragão em jogo a contar para a Taça de Portugal, para o qual conta com o apoio de todos os Belenenses!

Viva o Belenenses!»