Marafona, com o prémio de Jogador do Ano, e Paulo Fonseca, Treinador do Ano, foram as grandes figuras da gala comemorativa do 96ª aniversário do Sp. Braga, que decorreu nesta segunda-feira. Peças fulcrais na conquista da Taça de Portugal, o guarda-redes e o treinador - agora no Shakhtar Donetsk - foram considerados as principais figuras de 2016 no clube bracarense.

Pelo segundo ano consecutivo as comemorações do aniversário bracarense tiveram o seu ponto alto no Theatro Circo, com a realização da II Gala Legião de Ouro. O evento contou com vários momentos de animação, como as atuações da fadista Mariza e do cantor José Cid.

Para além de Marafona e de Paulo Fonseca, foram ainda distinguidas várias personalidades do universo bracarense. Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, estiveram entre os convidados da gala do Sp. Braga. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, adepto assumido do Sp. Braga, não marcou presença mas fez questão de enviar uma mensagem em vídeo.

PRÉMIOS GUERREIRO DE OURO

Atleta Amador – Jorge Jesus Silva (natação)
Jovem Atleta  – Xadas (Equipa B)
Atleta Revelação – Nilson (futsal)
Funcionário – Duarte Oliveira
Parceiro - Olivedesportos
Fidelização Corporate – Bragalux
Guerreiro Solidário – CMTV
Dirigente – Rui Casaca
Prémio carreira – Teresa Sousa
Prémio saudade – José Peixoto Rodrigues
Atleta – José Carlos Macedo (boccia)
Futebolista – Marafona
Treinador – Paulo Fonseca
Guerreiro de Ouro e Mérito – Mesquita Machado
Guerreiro de Honra – Fernando Gomes