O MOMENTO

Tondela: Depois de um ciclo de dois jogos sem perder – vitória diante do Desp. Chaves e empate com o Belenenses – o conjunto beirão somou duas derrotas que fizeram soar novamente todos os alarmes. Se o desaire em casa diante do Feirense (0-1) pode ser considerado mais preocupante do que a derrota no Dragão (4-0), o que é certo é que o conjunto orientado por Pepa sabe que o último lugar da classificação faz com que todos os pontos assumam uma importância capital. Até porque a linha de água já está a cinco pontos de distância.

Marítimo: Apenas uma vitória nas últimas cinco jornadas pode aparentar ser um percurso pouco positivo para uma equipa, mas basta acrescentar um outro dado para que a situação mude de figura: a última derrota na Liga remonta ao dia 15 de dezembro e aconteceu no estádio do Dragão. Desde então, em oito jornadas, a equipa de Daniel Ramos somou 16 dos 33 pontos que fazem do Marítimo o sexto classificado da Liga. E uma classificação europeia já começa a surgir como um horizonte possível de atingir.

AUSÊNCIAS

Tondela: Osorio e Kaká (castigados); Bruno Monteiro (lesionado); Amido Baldé (emprestado pelo Marítimo).

Marítimo: Gottardi e Gildo (lesionados); Fransérgio (castigado).

DISCURSO DIRETO

Pepa: «Só temos de saber que temos de ter duas equipas atrás de nós e vamo-nos agarrar jogo a jogo para fazermos as contas no fim.»

Daniel Ramos: «Percebemos que [o Tondela] está a jogar quase como um ‘tudo ou nada’. Eles querem tirar proveito dos jogos em casa, em que têm o apoio do seu público, para procurar vitórias. Queremos utilizar a ansiedade e o tempo para procurarmos vencer.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Domínio absoluto da equipa insular no historial de partidas entre as duas equipas. O Marítimo venceu os três confrontos de que há registo. Na única visita a Tondela, no ano passado, o Marítimo venceu 3-4 num jogo cheio de reviravoltas e no qual, aos 90 minutos, perdia por 3-2.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Tondela

Outros convocados: Ricardo Janota, David Bruno e Lystcov, Fernando Ferreira, Batista, Wagner, e Murilo.

Marítimo

Outros convocados: Rafael Broetto, Deyvison, Jean Cléber, Edgar Costa, Brito, Djoussé e Keita.