Finalmente, diz-se no Restelo este sábado.

Quase quatro meses depois o Belenenses voltou aos triunfos em casa e conseguiu dar um passo importante na luta pela manutenção. Três pontos preciosos, 27 no total e uma tranquilidade há muito perdida.

Duas vitórias consecutivas, apenas pela segunda vez neste campeonato que já vai mais do que a meio, o 10.º lugar na tabela e a igualdade pontual com o Portimonense que nesta ronda 24 da Liga recebe o líder FC Porto.

O Belenenses é melhor com Silas do que foi com Domingos Paciência e merece ser feliz. Não é bola para a frente e depois ‘logo se vê’. Isso nota-se em campo e reflete-se também nos resultados.

Já o Feirense continua a desiludir. Cinco derrotas seguidas e o penúltimo lugar da tabela. Apenas mais um ponto do que o Moreirense, que é último e que na segunda-feira joga em Alvalade, mas também só menos um do que o trio Estoril, Paços Ferreira e Vitória Setúbal.

Está difícil para a formação de Sta. Maria da Feira, mas ainda há 30 pontos em disputa. Não haja dúvidas que os últimos lugares da tabela, tal como os primeiros, vão ser renhidos até ao final do campeonato.

FICHA DE JOGO E AO MINUTO

1-0, e bastou

A formação da casa entrou bem no encontro e controlou-o durante a primeira meia hora, mas depois deixou o Feirense recuperar o jogo. Mesmo assim nesse período não houve nenhuma grande ocasião de golo. Isso só mais na reta final do primeiro tempo, e uma oportunidade para cada lado.

Ao minuto 36 foi Babanco quem, do meio da rua, esteve perto de inaugurar o marcador valendo a atenção de André Moreira, que defendeu para canto. Depois, aos 42, foi Fredy quem falhou o remate na melhor ocasião do Belenenses: Maurides cabeceou mal e o extremo isolado não conseguiu melhor e nem sequer tocou no esférico.

0-0 ao intervalo.

Na segunda parte, o Belenenses voltou a entrar melhor, mais pressionante e à procura do golo. E aí, sim, chegou logo ao 1-0, que lhe valeu os três pontos. Caio Secco já o tinha evitado em duas ocasiões, mas aos 54 minutos não conseguiu: insistência da equipa da casa e Sasso acabou por marcar, após receber de Maurides.

A jogar com a vantagem mínima, o Belenenses continuou a controlar e ainda teve uma bola no poste, de Diogo Viana, já depois de o Feirense não ter conseguido, nem por João Silva nem por Crivellaro, aproveitar um lance confuso na área da formação da casa.

Triunfo justo da equipa do Belenenses que saiu a ouvir palmas dos adeptos - o que não acontecia há várias semanas -, ao invés da do Feirense que no final foi agradecer o apoio aos adeptos e que acabou por ouvir apupos.