Julio Cesar deixou o Benfica em novembro passado devido a questões físicas e também à pouca utilização, mas ainda jogou umas semanas no Flamengo.

Agora, após dizer adeus ao futebol falou dos últimos anos da carreira e recordou a passagem, às vezes dolorosa, pelo Benfica.

«Às vezes, quando estava em crise, não viajava com o grupo, viajava separadamente, numa situação mais confortável, sempre tentando preservar ao máximo a minha coluna. Encontrei profissionais no Benfica que foram excelentes. Se consegui chegar até aos 38 anos a jogar a alto nível, digamos assim, foi porque encontrei uma equipa médica e técnica, e digo também no Flamengo, que foi campeã. Tiveram todo o cuidado comigo. Se não fosse por eles, talvez eu tivesse pendurado as luvas antes», disse em entrevista à Goal.

Na mesma ocasião, o ex-guardião voltou a comentar o porquê da saída da Luz: «Acabei por perder um pouco o entusiamo, porque não queria ficar mais naquela de viajar para cima e para baixo e não jogar. Optei pela rescisão, o que para o Benfica seria melhor, e para mim também, porque não estava a conseguir dedicar-me nos treinos como me dediquei durante toda a carreira. Não estava a somar, já estava a prejudicar.»

O brasileiro recordou ainda como chegou ao Benfica em 2014, depois de quase ter deixado o futebol. Era o Benfica ou o adeus: «Um amigo chegou e disse-me que devia tirar essa ideia da cabeça, que tinha de continuar a jogar, e ressaltou que a minha história era linda. Concordei, mas só concordei se fosse para jogar no Benfica.»

«O meu amigo, então, entrou em contato com o Benfica. O presidente prontamente me disse para pegar um avião e vir para Lisboa. Cheguei e assinei logo contrato. O Benfica estendeu-me a mão e deu-me a oportunidade de jogar por prazer», disse, agradecendo: «Serei eternamente grato ao Benfica, porque o clube me ajudou a tirar da cabeça uma ideia que estava fixa, que era parar de jogar em 2014. No Benfica, encontrei novos amigos, novos parceiros de trabalho, vi de perto um clube gigante, onde pude ganhar oito títulos. Era muito prazeroso representar o Benfica.