Acompanhe o Nacional – Estoril AO MINUTO no MAISFUTEBOL, este sábado, às 16h00.

O MOMENTO

Nacional: A última vitória do emblema madeirense data de 16 de outubro, altura em que eliminou o Estarreja da Taça de Portugal. Desde então, os comandados de Manuel Machado atravessam uma série de cinco jogos sem vencer: dois empates e três derrotas, a última das quais frente ao Torreense, que ditou o afastamento da prova rainha do futebol português. O registo ofensivo é também preocupante, com dois golos marcados nos últimos cinco encontros. O Nacional partilha o penúltimo lugar da tabela classificativa com Arouca e Moreirense, pelo que os três pontos assumem uma importância vital nas aspirações madeirenses.

Estoril: A forma recente dos estorilistas vai no sentido contrário à do Nacional. A equipa da linha não perde há três jogos e, na última semana, carimbou o passaporte para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, com uma vitória sobre o Cova da Piedade. Para além disso, a turma de Fabiano Soares registou melhorias visíveis no capítulo defensivo, não sofrendo qualquer golo há três partidas. Uma vitória na Choupana pode aproximar os canarinhos da metade superior da tabela.

AUSÊNCIAS

Nacional: Tiago Rodrigues e Wyllian (lesionados), Victor García e Nuno Sequeira (castigados)

Estoril: Thiago Cardoso e Paulo Henrique (lesionados)

DISCURSO DIRETO:

Manuel Machado: «Adivinha-se um jogo repartido, um jogo complicado para as duas equipas, mas queremos fazer valer o fator casa. Temos sido bastante competentes a jogar no nosso terreno. Fôssemos nós tão competentes a jogar fora quanto temos sido em casa e, com certeza, o número de pontos que possuímos seria mais elevado»

Fabiano Soares: «O Nacional, ao passar por um mau momento, tem de dar um ‘extra' diante do seu público, principalmente agora que foi eliminado da Taça. Vai ser complicadíssimo, mas estamos alertados para isso. Só penso em fazer um grande jogo e depois veremos se somos capazes de vencê-lo»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Num total de 29 encontros realizados entre ambas as equipas, a balança pende a favor do Estoril, que soma 16 triunfos contra sete do Nacional. Registaram-se, ainda, seis empates. Mas o histórico é diferente se filtrado apenas para jogos na Choupana a contar para a I Liga. Nesse contexto, o favoritismo é claro para o Nacional que, em cinco partidas, venceu quatro. O outro confronto terminou com um empate.

A última vez que os dois emblemas se defrontaram na Madeira remonta a 10 de abril, em jogo referente à 29.ª da Liga 2015/2016. À data, vitória clara do Nacional por 4-1.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Nacional

Outros convocados: Convocatória não divulgada

Estoril-Praia

Outros convocados: Luís Ribeiro (GR), Ailton, João Basso, Lucas Farias e Dankler; Dmytro; Kléber e Felipe Augusto