Um triunfo azul internacional.

O Belenenses somou este sábado a segunda vitória consecutiva, ao derrotar em casa o aflito Desp. Aves, por 3-2, numa vitória desenhada por internacionais portugueses – Licá e Silvestre Varela.

Um jogo emocionante, com vários golos e virado para o ataque, que não fez jus a mais uma moldura humana penosa que se viveu no Jamor, num sábado à tarde de muito sol e temperatura amena.

Em estreia no comando técnico do Desp. Aves, depois do despedimento no início da semana de Augusto Inácio, Leandro Pires não podia ter pedido melhor início de jogo do que aquele que teve: 40 segundos e os avenses já venciam, fruto de um grande golo de Welinton, depois de um grande passe de Falcão.

FILME E FICHA DE JOGO.

Aos cinco minutos, a história esteve perto de repetir-se, exatamente com os mesmos protagonistas, mas André Moreira não foi na cantiga e o Belenenses marcou logo a seguir, por intermédio de Licá.

Seis minutos intensos que deixavam água na boca para o que aí vinha, que não defraudou: duas equipas a quererem jogar à bola e que, apesar de nem sempre bem, viraram o seu jogo sempre para o ataque.

Os destaques do Belenenses-Desp. Aves.

Dois golos a abrir, dois golos a fechar: aos 40 minutos, Welinton aproveitou um livre ensaiado com Afonso Figueiredo para dar novamente vantagem ao Aves, em mais um belo golo, mas pouco depois Licá levou tudo empatado para o intervalo. De calcanhar, o avançado deu justiça ao resultado nos primeiros 45 minutos.

Classe de Varela e desacerto de Mehremic prolongam calvário avense

No segundo tempo subiu de rendimento a formação azul, ainda que sem grande perigo, e chegou de forma justificada à vantagem. O Aves, nitidamente mais ansioso pela situação que atravessa – ocupa o último lugar da tabela classificativa –, não conseguiu manter a bitola da primeira parte e acabou por sucumbir perante a classe de Silvestre Varela e o desacerto de Mehremic.

Aos 66 minutos, Silvestre Varela – de regresso ao campeonato português depois de quase três anos –, combinou com Tiago Varela e Licá no lado esquerdo e, na cara de Bernardeau, tentou meter Robinho, com Mehremic a fazer autogolo na tentativa desesperada de afastar o perigo.

O Belenenses conseguiu assim a segunda vitória na Liga, ambas sob o comando de Pedro Ribeiro, e respira melhor na classificação. Já o Aves aumentou para sete o número de jogos sem vencer na competição: o calvário continua.