A SAD do FC Porto apresentou nesta quinta-feira as contas relativas ao primeiro trimestre de 2015/16, destacando-se um lucro consolidado de 9,6 milhões de euros. Este valor, de qualquer forma, representa uma diminuição de 28 por cento em relação ao período homólogo na época transacta.

Os dragões justificam a diferença com o prémio de entrada na Liga dos Campeões, «dado o prémio de participação na edição de 2015/16 ter sido contabilizado nas contas de 2014/15, quando o acesso foi garantido.»

Incluindo transações de jogadores, o valor ascendeu aos 33.989 milhões de euros, destacando-se claramente a transferência de Alex Sandro para a Juventus a troco de 26 milhões de euros.

Os resultados operacionais situaram-se nos 13,6 milhões, enquanto o capital do grupo atingiu os 93,4 milhões de euros.

O ativo líquido da SAD do FC Porto está nesta altura nos 411,7 milhões de euros, enquanto o passivo total situa-ase nos 318,2 milhões.

«São os resultados com transações de passes de jogadores os que mais contribuem para a desproporcionalidade entre trimestres, ficando os resultados obtidos em cada período muito dependentes da Sociedade efetuar, ou não, vendas de direitos desportivos de jogadores», salientam os dragões.