A direção do Belenenses (clube) comunicou nesta segunda-feira que a providência cautelar interposta contra a SAD e que prevê a não utilização do uso da marca e símbolos dos azuis do Restelo foi deferida em três de cinco pontos.

Por outras palavras, o clube anuncia a proibição da SAD de usar o nome de Os Belenenses e o emblema da Cruz de Cristo.

«A SAD está obrigada a deixar de se apresentar com marcas e símbolos que se confundam com aqueles que o Clube de Futebol ‘Os Belenenses’ usa há quase 100 anos, e que se encontram identificados nos seus estatutos, designadamente o seu emblema e a cruz de Cristo», lê-se no comunicado do clube lisboeta.

A providência cautelar para «impedir essa utilização abusiva» incide sobre a utilização dos vários marcos que identificam o clube, bem como as suas imitações, sendo que foi ainda deferido um pagamento pela SAD «de uma sanção pecuniária compulsória no valor de três mil euros por cada dia» de atraso no cumprimento da intimação.

Segundo a decisão judicial, «a SAD tem agora 30 dias para dar cumprimento à decisão», e o clube aponta uma «importante vitória no longo caminho de recuperação da identidade belenense».

Eis o comunicado do clube: