Sem surpresas: o Sp. Braga é o novo líder do campeonato, depois de vencer neste domingo o Belenenses por 0-3 no Jamor. A equipa bracarense volta assim a liderar a prova 2374 dias, seis anos e meio depois da última vez.

Que grande! E fê-lo no palco dos sonhos do futebol português.

Começou a semana a vencer o Sporting e acaba a deixar FC Porto e Benfica para trás. A formação bracarense é líder com 16 pontos, mais um dos que os azuis e brancos e mais dois do que os encarnados na jornada que antecede o clássico na Luz.

FICHA DE JOGO E AO MINUTO

Vitória tranquila e sem contestação do Sp. Braga no Jamor, onde soube ser superior ao Belenenses e onde também contou com o azar da equipa azul. Ao minuto 22, e já depois de Muriel ter negado o golo a Wilson Eduardo, Gonçalo Silva atirou ao poste e à barra.

Quando assim é, e de forma (tão) seguida, prevê-se logo que… quem não marca sofra. E não falhou: nem o ditado, nem Wilson Eduardo. Cinco minutos depois de o Belenenses esbarrar nos ferros, o Sp. Braga começou a construir a vitória expressiva.

Ricardo Horta desde a esquerda centrou para Wilson Eduardo, Sasso não fez o corte e o avançado rematou para o segundo poste. Muriel ainda tocou no esférico, mas não conseguiu impedir o golo e, sete minutos depois, no 0-2 acabou por ser infeliz.

O guarda-redes do Belenenses atrapalhou-se à entrada da área, permitiu que Dyego Sousa lhe roubasse a bola e a fosse buscar depois à esquerda para dar curto para Ricardo Horta, que atirou à vontade e em força à baliza.

0-2 ao intervalo.

Na segunda metade, o Sp. Braga só tinha de saber segurar o resultado, mas fez mais do que isso. Wilson Eduardo deixou logo o aviso a abrir, mas Muriel voltou a negar-lhe o golo antes de voltar a destacar-se pela negativa.

Foi aos 66 minutos, e já com o regressado Paulinho em campo, que Muriel tentou tirar a bola a Ricardo Horta na lateral da área, mas acabou por fazer falta sobre o médio bracarense. Fábio Veríssimo não teve dúvidas, nem precisou de ver o lance, e assinalou grande penalidade.

Wilson Eduardo chamado a converter não falhou e bisou na partida, aumentando a vantagem bracarense. 0-3 com pouco mais de 20 minutos para jogar e com o Belenenses sem conseguir sequer assustar Tiago Sá, que teve uma noite tranquila.

Paulinho também ainda tentou o golo, aos 78 e aos 90 minutos, mostrando que está finalmente apto.

Entre esses dois lances do avançado bracarense ainda se gritou golo no Jamor, num lance bonito de Zakarya, mas o árbitro anulou e o Belenenses não conseguiu reduzir. O lateral tocou a bola no ar e fez um chapéu a Tiago Sá, mas estava em posição irregular.

Assim, 0-3 no marcador. O Belenenses continua sem conseguir vencer em casa e não vence desde a primeira jornada quando se deslocou a Tondela. Agudizou a crise este domingo perante um Sp. Braga que é, até ao momento, a equipa sensação do campeonato.