Acompanhe aqui AO VIVO o FC Porto-Benfica

MOMENTO:

FC PORTO

Sérgio Conceição chegou e o dragão ganhou asas. Os azuis e brancos são líderes da Liga, com 32 pontos em 36 possíveis, e igualaram o melhor registo à entrada para a 13.ª jornada desde a época 1995/96. Têm ainda o melhor ataque (31 golos) e a melhor defesa da prova (5). A concorrência, porém, não anda longe, já que o Sporting (que recebe o Belenenses antes do Clássico) está a dois pontos e o Benfica a três. O empate nas Aves na última jornada fez os dragões perderem algum do seu fôlego pontual. O Clássico da jornada 13 tanto pode colocar em risco a liderança como, em caso de vitória do FC Porto, deixar o rival já a seis pontos.

BENFICA

Se na Europa o percurso dos encarnados tem sido embaraçoso (zero pontos em cinco jogos e o adeus já garantido), a nível interno a equipa de Rui Vitória parece esboçar alguma recuperação. A última jornada veio baralhar as cartas do Clássico: se o FC Porto perdeu dois pontos nas Aves, o Benfica igualou a maior goleada desta edição da Liga com o 6-0 ao Vitória de Setúbal. Um triunfo permite às águias alcançarem os dragões. Por outro lado, uma derrota no Dragão cava um fosso de seis pontos. Sexta-feira, jornada 13: a quem sairá a sorte grande do Clássico?

--

AUSÊNCIAS:

FC Porto: Jesús Corona, castigado.

Benfica: Rúben Dias e Felipe Augusto, lesionados.

--

DISCURSO DIRETO:

Sérgio Conceição: «Estamos preparados para aquilo que possa fazer o Benfica, mas principalmente focados naquilo que vai ser a nossa equipa, naquilo que nós queremos fazer para ganhar o jogo. Espero um FC Porto igual ao que foi durante quatro meses, à exceção do jogo na Vila das Aves. O jogo contra o Besiktas foi extraordinário, bem conseguido em termos estratégicos. Quase perfeito. Espero uma equipa agressiva, com intensidade, com vontade de chegar à baliza, de forma inteligente. Não podemos controlar o que vai ser o Benfica. Podem jogar em 4x4x2 ou 4x3x3 e tenho de estar preparado e ao mesmo tempo preparar a equipa para isso. Presumo saber, a 99 por cento, como eles vão atuar (…) O jogo é importante, mas à 13.ª jornada penso que está longe de estar decidida alguma coisa. Concordo que estes confrontos diretos são jogos de seis pontos, mas que seja decisivo para o desfecho do campeonato, não acredito.»

Rui Vitória: «É um clássico do futebol português, com duas grandes equipas, com qualidade, qualquer uma delas pode ganhar. Não penso que haja favoritos nestes jogos. Ganhar não é estar sempre ao ataque, é perceber quando podemos atacar, saber os momentos em que temos de sofrer. Isso faz parte da estratégia do jogo, mas não mexe em nada a nossa forma de pensar. Vamos lá com ambição, mas sei que do outro lado também há uma equipa que nos quer ganhar. Este é um FC Porto que está na frente e tem sido eficaz. Esta questão da eficácia traduz-se numa equipa que luta pelos pontos de forma determinada. Nesta primeira fase estiveram bem no campeonato. As ações, quer a defender, quer a atacar, têm sido positivas, mas as equipas ao longo do campeonato alteram-se. Às vezes, um pormenor pode fazer abanar uma equipa.»

--

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Considerando todos os 236 duelos, a balança pende ligeiramente para o lado do FC Porto, que tem 91 vitórias contra 86 dos encarnados e 59 empates (65-55 em vitórias na Liga). Contudo, quando as contas são feitas apenas no reduto portista, a tendência vitoriosa dos azuis e brancos é indiscutível: 66 triunfos contra 16 e 28 empates (50-13 em vitórias na Liga). O Estádio do Dragão acolhe pela 14.ª vez o Benfica em jogos da Liga, sendo que desde fevereiro de 2005 os encarnados venceram por duas vezes e empataram quatro.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO

Outros convocados: lista não divulgada.

--

BENFICA

Outros convocados: Svilar, Lisandro, Eliseu, Samaris, Zivkovic, Rafa Silva, Keaton Parks, Diogo Gonçalves, Raúl Jiménez e Seferovic.