O Sporting-Belenenses da 32ª jornada, a realizar-se no Estádio de Alvalade, está marcado para as 11.45 horas: logo pela manhã, o que não é normal em Portugal, sobretudo entre os grandes do futebol nacional.

O caso não é porém original: na época passada, recorde-se, o FC Porto-Boavista foi também de manhã, num jogo da última jornada da Liga, marcado para o Estádio do Dragão.

Neste caso, segundo foi possível saber, tudo partiu de um pedido da Liga de Clubes: o organismo solicitou ao Sporting e ao Belenenses a marcação do jogo para um horário matinal, o que foi aceite pelos dois clubes.

A justificação é que se trata de um teste para perceber como o mercado internacional reage a jogos do campeonato português de manhã: que aceitação e alcance consegue o futebol nacional atingir lá fora a esta hora.

O Sporting, como defensor da centralização da venda dos direitos televisivos, aceitou de imediato. Até porque a SAD leonina defende o modelo inglês de comercialização dos jogos, sendo que em Inglaterra os jogos matinais vendem bem, até para o mercado asiático. A ideia é perceber se o futebol português também consegue chegar a novos mercados.