O Benfica emitiu um comunicado a condenar os cânticos de um grupo de adeptos do clube durante os jogos das equipas de futsal e de andebol no fim de semana.

Recorde-se que os cânticos decorreram em partidas contra o Sporting e visavam a final da Taça de Portugal de 1996 que ficou marcada pela morte de um adepto dos leões atingido por um very-light lançado por um elemento afecto ao Benfica. Os encarnados, por outro lado, lamentam «insultuosos cânticos à memória de Eusébio», que partiram do lado leonino.

Na mesma nota, o clube da Luz pede ainda que o dérbi do próximo sábado com o Sporting seja um «momento de festa».

Leia o comunicado, assinado pela direção, na íntegra:

«O Sport Lisboa e Benfica tal como de imediato reagiu na noite de sábado, repetimos como de imediato reagiu, repete o repúdio e a condenação de forma veemente sobre os lamentáveis e inqualificáveis cânticos de um grupo de adeptos do nosso Clube.

São comportamentos inaceitáveis, que merecem uma pública condenação, tais como os insultuosos cânticos à memória de Eusébio que foram feitos pela claque de outro clube e que estamos certos nada tem a ver com a instituição Sporting Clube de Portugal.

O Sport Lisboa e Benfica aproveita para testemunhar a sua confiança, de que a exemplo da história comum centenária, o dérbi do próximo fim de semana será mais um momento de festa, convívio e sã rivalidade e competição entre os atletas e adeptos dos dois clubes.»