Os chamados «grandes» têm vindo a emagrecer o contingente de jogadores emprestados, mas ainda assim são quase meia centena os jogadores de Benfica, FC Porto e Sporting a rodar noutros clubes. Alguns a jogar com regularidade, outros nem por isso.

O Maisfutebol foi olhar para os números dos jogadores emprestados, decorrido perto de um terço da temporada e a um mês e meio da reabertura do mercado. Um olhar para os jogadores a atuar nas duas principais Ligas portuguesas e nos vários campeonatos estrangeiros.

Benfica (15)

O Benfica é dos três chamados «grandes» quem tem mais jogadores emprestados na Liga, quatro. E ainda Igor Rodrigues na II Liga. Em Portugal, Heriberto é o jogador mais utilizado, presença regular no Boavista e já com dois golos marcados, confirmando a regularidade que já tinha evidenciado na época passada na cedência ao Moreirense. Também Diogo Gonçalves está a afirmar-se no surpreendente Famalicão. Em contrapartida, o avançado José Gomes está a ter uma passagem discreta pelo Portimonense, onde tem apenas 38 minutos na Liga. Foi ainda utilizado numa partida da Taça da Liga e em três jogos pelos sub-23 algarvios.

Lá por fora, Filip Krovinovic afirma-se no West Bromwich Albion, que lidera o Championship. O jogador croata leva 15 jogos, sete deles a titular, e lidera um contingente de jogadores cedidos pelo Benfica que estão a encontrar espaço no competitivo segundo campeonato inglês, como Alfa Semedo no Nottingham Forest ou Pedro Pereira no Bristol. Chris Willock, outro jogador cedido pelos encarnados ao WBA, ainda não tem de resto qualquer minuto pela equipa principal, estando integrado nos sub-23.

Nos campeonatos europeus, o avançado Facundo Ferreyra é o jogador do Benfica com mais tempo de jogo. Começou forte a segunda época de empréstimo ao Espanhol, com seis golos na qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, passou por uma lesão e voltou aos golos na semana passada, na goleada ao Ludogorets. Jhonder Cadiz, contratado e cedido sem ter passado pela Luz, leva seis jogos no Dijon. Bruno Varela, por outro lado, ainda não tem qualquer jogo pela equipa principal do Ajax.

Cristian Lema, na Argentina, e Óscar Benitez, no México, também jogam com regularidade, enquanto Keaton Parks terminou a época no New York City FC ao fim de 26 jogos no ano civil de 2019. Nestas contas já não entra o argentino Lisandro López, que segundo revelou o Benfica no início de novembro foi já cedido em definitivo ao Boca Juniors.

Em Portugal

Diogo Gonçalves (Famalicão): 10 jogos/427 minutos (8 Liga/315m); 0 golos

Heriberto Tavares (Boavista): 12 jogos/689 minutos (10 Liga/600m); 2 golos

Alex Pinto (Gil Vicente): 5 jogos/450 minutos (3 Liga/270m); 0 golos

Zé Gomes (Portimonense): 2 jogos/99 minutos (1 Liga/38m); 0 golos

Igor Rodrigues (Desp. Chaves): 8 jogos/720 minutos

No estrangeiro

Filip Krovinovic (WBA): 16 jogos/780 minutos; 0 golos

Facundo Ferreyra (Espanhol): 16 jogos/926 minutos; 8 golos

Jhonder Cadiz (Dijon): 6 jogos/339 minutos; 1 golo

Alfa Semedo (Nottingham Forest): 9 jogos/498 minutos; 1 golo

Pedro Pereira (Bristol): 10 jogos/626 minutos; 1 golo

Chris Willock (WBA): 0 jogos (7 pela equipa sub-23)

Bruno Varela (Ajax): 1 jogo Ajax B/90 minutos

Cristian Lema (Newells): 13 jogos/1080 minutos; 3 golos

Oscar Benitez (Atletico San Luis): 13 jogos/878 minutos; 1 golo

Keaton Parks (New York City FC): 26 jogos/1613 minutos; 3 golos*

* Dados de todo o ano 2019, época terminada

FC Porto (14)

O FC Porto tem apenas dois jogadores cedidos na Liga, com André Pereira a ganhar experiência no V. Guimarães. Numa época intensa e de rotação no plantel para o clube minhoto, o jovem avançado leva 680 minutos de jogo, com seis jogos a titular na Liga e um golo marcado. No Famalicão, Vaná é suplente de Defendi na baliza, tendo feito até agora dois jogos. O lateral Inácio tem sido opção regular no Penafiel, na II Liga.

Lá por fora, Saidy Janko (Young Boys), é o mais utilizado esta temporada, mas há vários jogadores cedidos pelos «dragões» com utilização regular, como o avançado Fernando Andrade, que leva 11 jogos e três golos no campeonato turco. Há ainda os defesas Diogo Queirós, com 10 jogos na Liga belga pelo Mouscron, Chidozie, sete jogos na Liga espanhola pelo Leganés, ou o venezuelano Yordan Osorio, seis jogos, e Jorge Fernandes, oito jogos pelo Kasimpasa na Turquia. O jovem médio brasileiro Luizão é opção regular no Vorskla, último classificado da Liga ucraniana

O FC Porto tem ainda dois jovens portugueses cedidos em Espanha. Rui Pedro procura crescer na II Divisão B, com 10 jogos e dois golos no Granada B, tal como Rui Costa, outro avançado a rodar na II Liga espanhola, com dois golos marcados em 183 minutos de jogo.

O brasileiro Ewerton, que continua contratualmente ligado ao FC Porto e é um dos jogadores de referência do Urawa Red Diamonds, que está na final da Liga dos Campeões asiática. Por fim, o brasileiro João Pedro tem também tido utilização regular no Bahia.

Em Portugal

André Pereira (V. Guimarães): 13 jogos/680 minutos (7 Liga/531 minutos); 1 golo

Vaná (Famalicão): 2 jogos/210 minutos (1 Liga/90 minutos)

Inácio (Penafiel): 11 jogos/708 minutos; 2 golos

No estrangeiro

Saidy Janko (Young Boys): 22 jogos/1605 minutos; 1 golo

Fernando Andrade (Sivasspor): 11 jogos/560 minutos; 3 golos

Chidozie (Leganés): 7 jogos/514 minutos; 0 golos

Diogo Queirós (Mouscron): 10 jogos/900 minutos; 1 golo

Yordán Osorio (Zenit): 6 jogos/412 minutos; 0 golos

Jorge Fernandes (Kasimpasa): 8 jogos/560 minutos; 0 golos

Luizão (Vorskla Poltava): 12 jogos/870 minutos; 0 golos

Ewerton (Urawa Reds): 37 jogos/2949 minutos; 5 golos*

Rui Pedro (Granada B): 10 jogos/633 minutos; 2 golos

Rui Costa (Alcorcón): 5 jogos/183 minutos; 2 golos

João Pedro (Bahia): 7 jogos/461 minutos; 0 golos

* Dados de todo o ano 2019

Sporting (18)

O Sporting é quem tem mais jogadores emprestados e Silas já admitiu a possibilidade de alguns regressos em janeiro. Os «leões» têm apenas um jogador cedido na Liga: Palhinha, na segunda de duas épocas de cedência ao Sp. Braga.

Mas há mais jogadores em Portugal, com Daniel Bragança a destacar-se no Estoril, nove jogos no total e 3 golos em sete jogos na II Liga. Eleito melhor jogador de setembro do campeonato, o jovem médio será um dos jogadores que Silas equaciona. Também no Estoril, Rafael Barbosa é outro dos jogadores em destaque. E há ainda Filipe Chaby na Académica (11 jogos e dois golos), ou Leonardo Ruiz no Varzim (oito jogos e sete golos, cinco para o campeonato e dois para a Taça).

Lá por fora o maior caso de afirmação é Matheus Pereira, que se afirmou rapidamente no West Bromwich Albion, tanto que tudo aponta para que o clube inglês acione já a cláusula de opção de compra. Também Josip Misic, opção regular no PAOK de Abel Ferreira, está na rota para uma aquisição definitiva pelo clube grego.

Entre os jovens que merecerão atenção especial por parte dos responsáveis do Sporting para um eventual regresso estão ainda Ivanildo, com seis jogos no Trabzonspor, ou Francisco Geraldes, que fez até agora igualmente seis jogos no AEK Atenas. Há ainda Diaby no Besiktas, com nove jogos e dois golos, Gelson Dala no Antalyaspor, ou André Geraldes, com 11 jogos no Maccabi Telavive.

Lumor, cedido ao Maiorca, é outro dos jogadores com utilização regular, ao contrário de Bruno Gaspar, que tem até agora 27 minutos de utilização no Olympiakos.

Em Portugal

João Palhinha (Sp. Braga): 17 jogos/1518 minutos (7 Liga/618m); 1 golo

Daniel Bragança (Estoril): 9 jogos/616 minutos; 3 golos

Rafael Barbosa (Estoril): 11 jogos/834 minutos; 2 golos

Filipe Chaby (Académica): 11 jogos/748 minutos; 2 golos

Leonardo Ruiz (Varzim): 8 jogos/695 minutos; 7 golos

Elves Baldé (Feirense): 7 jogos/221 minutos; 0 golos

No estrangeiro

Matheus Pereira (WBA): 15 jogos/1044 minutos; 3 golos

Lumor (Maiorca): 9 jogos/742 minutos; 0 golos

Abdoulay Diaby (Besiktas): 9 jogos/661 minutos; 2 golos

Gelson Dala (Antalyaspor): 7 jogos/235 minutos; 0 golos

Ivanildo (Trabzonspor): 6 jogos/494 minutos; 0 golos

Francisco Geraldes (AEK Atenas): 6 jogos/326 minutos; 0 golos

Josip Misic (PAOK): 12 jogos/873 minutos; 4 golos

André Geraldes (Maccabi Telavive): 11 jogos/931 minutos; 0 golos

Bruno Gaspar (Olympiakos): 1 jogo/27 minutos; 0 golos

Alan Ruiz (Aldosivi): 5 jogos/101 minutos; 1 golo

Pedro Marques (Dordrecht): 14 jogos/1236 minutos; 2 golos

Marco Túlio (Roeselare) 6 jogos/109 minutos; 0 golos