Alan terminou a carreira de jogador, mas vai continuar no Sp. Braga como Diretor de Relações Institucionais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, em conferência de imprensa, numa cerimónia em que António Salvador não conseguiu suster as lágrimas. Alan revelou que teve propostas para continuar a jogar, mas preferiu integrar a estrutura do clube bracarense.

O presidente proferiu um discurso comovido na despedida do ex-capitão de equipa e o jogador que mais vezes vestiu a camisola do Sp. Braga. «O Alan ajudou este clube a ser tão grande como é. Para além de grandes jogadores, o Sp. Braga tem jogadores com mística. O Alan tem isso. Chegou o fim o ciclo de um grande jogador, mas vai continuar a servir o clube», referiu Salvador, emocionado a ponto de ter de interromper o discurso.

«Vai estar nas relações institucionais, vai estar connosco, vai estar com os mais jovens, e em tudo que for institucional, porque transmite os valores e a mística deste clube, não porque mereceu enquanto jogador mas porque tem qualidades para o fazer», disse o líder máximo do clube.

Ao seu estilo, divertido, Alan referiu que se tratou de uma decisão ponderada e revelou até que o filho ameaçou entrar em depressão. «Com muita alegria e um pouco sentimento de tristeza estou aqui a encerrar a carreira como jogador. Foi pensado com a família, passei momentos difíceis para tomar esta decisão, o meu filho ia entrar em depressão e tudo. O presidente fez uma proposta, um projeto e, como sempre disse que aqui é a minha casa, aceitei. Tive propostas para continuar a jogar, mas esta é a minha casa e é aqui que vou ficar. Vou dar o meu máximo e espero que o futuro seja sorridente como foi em campo», disse.