A Arena Liga Portugal, nova sede da Liga, vai ser inaugurada esta sexta-feira, mas o organismo abriu as portas do espaço à comunicação social na véspera. Além da dimensão, o edifício, desenhado pelo atelier de arquitetura OODA e localizado em Ramalde (o anterior fica na Rua da Constituição, também no Porto), custou 18 milhões de euros e destaca-se pela forte componente tecnológica.

O espaço, que foi apresentado pelo diretor-executivo Vasco Pinho, conta com um auditório para 300 pessoas e vários pontos de atividade projetados para os adeptos, como a loja do adepto, onde estes poderão comprar merchandising do clube, mas também, por exemplo, tornarem-se sócios.

Num setor ligado à loja, surge o museu, com diversos prémios e distinções individuais, espaços para os embaixadores, zonas interativas com a história dos 34 clubes e ainda exibição de troféus.

Uma das apostas fortes da Liga é a Arena Lab, com um campo de futebol de relvado sintético e bancada, que servirá os adeptos que queiram jogar com amigos ou familiares. Nesse mesmo local, funcionam espaços de diversão e ainda existe uma área destinada aos Esports.

Aberto ao público vai estar, também, uma zona de restauração.

Cá fora, além de uma extensa área verde, existe a Praça do Adepto, que funcionará como fan zone, com um ecrã gigante. O edifício destaca-se ainda pelos hexágonos brancos, a lembrar o formato das redes de uma baliza.

O presidente da Liga, Pedro Proença, revelou que a sede vai estar aberta a escolas nas próximas semanas e, a partir de janeiro de 2025, o público já terá acesso.

«O investimento é totalmente privado, assumido pela Liga Portugal, sem qualquer tipo de apoio das entidades públicas. Um novo conceito, único, com a implementação da Liga Portugal Experience, que terá também acoplada uma área de desenvolvimento ao ensino académico, com a Liga Portugal Business School. Um conceito muito virado para os adeptos, com uma loja onde qualquer adepto pode adquirir todas as facilidades do seu clube, desde um bilhete para um jogo, à camisola ou tornar-se associado. Funciona como uma loja do cidadão para o adepto de futebol. Temos uma zona kids, semelhante ao Kidzania, onde podem experimentar todas as atividades da vida do futebol. Temos a parte da restauração, uma zona de lab com a parte de experimentação e teste aos skills. Portanto, um conceito único, que tem um plano comercial de desenvolvimento, primeiro, em mercado nacional e, depois, quando chegarmos à centralização dos direitos audiovisuais, irá projetar o projeto da marca Liga Portugal e dos 34 clubes. Estamos muito satisfeitos por cumprir este projeto que marcará uma nova relação que o futebol português quer ter com o adepto», afirmou, em declarações aos jornalistas, após a visita guiada.

O espaço, erguido desde 2022 num terreno cedido pela Câmara Municipal do Porto, conta com 18 mil metros quadrados, cinco mil deles compostos por áreas verdes, 67km de cabo de rede e 57km de cabo de energia. Existem dez pisos, dois deles de estacionamento e outros destinados a escritórios, restauração, ensino, entre outras facilidades.

Percorra a galeria associada e veja como é a nova sede da Liga