Abel Ferreira promete um Sp. Braga a «respeitar os seus princípios de ser e de estar» mesmo podendo assumir o primeiro lugar da tabela classificativa na deslocação deste domingo ao terreno do Belenenses. Fruto do empate do Benfica os bracarenses podem ser o primeiro líder isolado do campeonato.

O conjunto arsenalista vai entrar em campo com «vontade de vencer do primeiro ao último segundo» e a «sonhar de olhos abertos», mas sem fugir à matriz de ser uma equipa «realista, humilde e trabalhadora com o foco nas tarefas coletivas e individuais» de cada jogador.

«O que me vai na alma é dizer que sabemos bem o que nos trouxe até aqui, que foi o respeito por nós, pelo adversário e pelo jogo. É o que nos vai continuar a guiar por este campeonato fora. Está montado um cenário de grande dificuldade, o que temos de fazer é focar e estar alerta de olhos bem abertos no nosso adversário. Sabemos as dificuldades que o Belenenses criou a um grande e as que nos vai criar a nós. Mas seja contra quem for e onde for o objetivo é sempre o mesmo: jogar para ganhar», disse o treinador.

Com a conferência de imprensa a ser centrada na possibilidade de chegar ao primeiro lugar e no estatuto de candidato ao título do Sp. Braga, Abel Ferreira não eleva a fasquia. «No final do campeonato faremos as contas e veremos o que nos toca. Objetivo está muito claro e não é de agora, está desde o início. Queremos procurar em conjunto fazer melhor do que o ano passado. O que sei é aquilo que tenho de exigir dos jogadores. O Braga é uma equipa que quer ser consistente no que tem feito e na aproximação até aos três grandes», vincou.

Os Guerreiros do Minho vêm de um triunfo frente ao Sporting, mas Abel diz que a semana foi igual na medida em que «a análise e a postura é exatamente igual quando ganhamos ou quando perdemos», reforçando a ideia que já tinha deixado clara depois do triunfo com os leões referente à derrota com o Zorya. «Foi um grande ensinamento, lembro-me muitas vezes desse jogo», disse.

O embate entre o Belenenses e o Sp. Braga está agendado para as 20h30 deste domingo no Estádio do Jamor, um estádio «emblemático» para o treinador.