O triunfo do Sporting em Paços de Ferreira aguçou o apetite no topo da tabela antes do clássico. A equipa de Jorge Jesus aproveitou, como se sabe, o deslize do FC Porto na Vila das Aves, voltando à distância de dois pontos para o líder da liga.

Na próxima sexta-feira, de atenções centradas em Alvalade e no Dragão, o Sporting abre a jornada 13 do campeonato com o Belenenses, às 18h15, cerca de duas horas antes do clássico entre FC Porto e Benfica, marcado para as 20h30.

Num dérbi lisboeta com história e tradição, o desfecho da época passada é um sério aviso à navegação verde e branca.

A 7 de maio deste ano, na 32.ª e antepenúltima ronda da última liga, os azuis do Restelo foram a Alvalade vencer por 3-1. Numa manhã que acabou gélida para os leões, Abel Camará, Dinis Almeida e Gonçalo Silva responderem, nos últimos 25 minutos, ao golo inicial de Bruno César (52m). Já com Domingos Paciência ao leme, o triunfo quebrou um jejum de 62 anos sem vitórias da equipa da cruz de Cristo em Alvalade.

Ora, Jorge Jesus quererá, por certo, contrariar a receita da época passada. Aquela que também ditou o adeus ao segundo lugar - o de qualificação direta para a Liga dos Campeões – para o FC Porto.

Hoje, num contexto com objetivos diferentes, os leões não querem deixar fugir FC Porto nem assistir a uma ultrapassagem do Benfica, que tem menos um ponto. Uma coisa é certa: vencendo o clássico lisboeta, o Sporting sabe que ganhará terreno a dragões ou águias no fim da jornada.