Benfica e FC Porto preparam a 28ª jornada da Liga sabendo que o clássico do Estádio da Luz se aproxima e há seis jogadores – quatro de um lado, dois do outro – em alerta amarelo para o encontro decisivo.

A gestão da folha disciplinar no Benfica tem sido tema de várias conversas ao longo das últimas semanas e, de facto, os encarnados chegam a esta fase com várias unidades influentes em risco.

Porém, o FC Porto também encara o cenário com alguma preocupação, já que viu um segundo jogador ficar no limite de um castigo durante a goleada frente ao Estoril (5-0).

Hector Herrera viu o quarto cartão amarelo e junta-se assim a Danilo, que recebeu o oitavo na Madeira e está igualmente a uma cartolina da suspensão.

Tudo sobre o FC Porto

No Benfica, Jorge Jesus tem de lidar com os registos de Jonas (4), Salvio (4), Maxi Pereira (8) e Samaris (11).  Eliseu vai cumprir um jogo de suspensão nesta ronda..

Recorde-se que os regulamentos apontam para castigos ao 5º cartão amarelo, ao 9º e posteriormente ao 12º.

Com dois jogos por realizar antes do clássico no final de abril, Jorge Jesus e Julen Lopetegui sabem que esta é a derradeira oportunidade para evitar os riscos e salvaguardar os elementos influentes para o jogo no Estádio da Luz.

Se estes seis nomes virem o cartão amarelo no próximo fim-de-semana, cumprirão castigo na jornada seguinte ( o Benfica visita o Belenenses, o FC Porto recebe a Académica) e ficarão livres para o embate entre águias e dragões.

O treinador do Benfica não tem demonstrado uma preocupação excessiva por este tema, considerando que deve utilizar os melhores em todos os encontros, enquanto a equipa precisar, mas pode dar indicações específicas nesta receção à Académica.

Tudo sobre o Benfica

No FC Porto, a questão parece ter outra relevância. Recorde-se que, em fevereiro, três jogadores influentes (Casemiro, Danilo e Alex Sandro) viram cartões amarelos frente ao V. Guimarães, falharam o dérbi com o Boavista e ficaram assim disponíveis para o clássico a 1 de março com o Sporting. Os dragões visitam o Rio Ave nesta jornada.