O Parlamento português aprovou, esta sexta-feira, a trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional.  Os grupos parlamentares da maioria PSD/CDS-PP, PS, PCP, BE e Os Verdes foram unânimes em conceder honras de Panteão Nacional a Eusébio, aprovando a resolução conjunta na Assembleia da República.

«Conceder honras de Panteão Nacional aos restos mortais de Eusébio da Silva Ferreira, homenageando o símbolo nacional, o homem solidário, o futebolista e o desportista excecional, evocando o seu estatuto de verdadeiro marco na divulgação e na globalização da imagem e da importância de Portugal no Mundo», comunicou o Parlamento, que revelou ainda que a cerimónia deva acontecer ainda antes de agosto.

Já esta sexta-feira, Jorge Jesus congratulou-se com a decisão dos deputados. «Eusébio é uma referência não do Benfica mas de Portugal. É uma ideia mais do que merecida. Penso que é o sítio certo para ele», disse na antevisão do jogo deste sábado com o Moreirense.

Por sua vez, o Benfica também mostrou o seu agrado: «O consenso que este tema gerou no Parlamento é revelador do prestígio que o atleta e o homem conquistou para Portugal, sendo uma referência incontornável do desporto, do clube e do país», refere uma nota publicada no site oficial do Benfica.

Para a Federação Portuguesa de Futebol também se congratulou: «A FPF congratula-se com a decisão tomada, por todos os partidos com assento no parlamento, de conceder a Eusébio da Silva Ferreira as honras de panteão nacional. Personalidade única na história da FPF, Eusébio será o primeiro desportista nacional a ser alvo desta justa homenagem.»