*por Tomás Faustino
 
Declarações do treinador do Boavista, Jorge Simão, na conferência de imprensa após o empate com o Nacional, para a 12.ª jornada da Liga:

«[Ponto valioso tendo em conta a incapacidade ofensiva] Acho que não, por causa do momento que atravessamos na época – que tem sido um início difícil e o lugar que ocupamos na tabela também assim o indica – e que tem feito com que nós tenhamos muitas dificuldades em expressar, dentro do campo, aquilo que nós somos enquanto equipa, quer a nível individual, quer nos nossos comportamentos coletivos.

Tem sido como que um manto que faz com os jogadores se sintam inibidos em expressarem-se dentro de campo. É algo notório e mais do que qualquer adversário, é essa a luta que nós travamos. Temos que assimilar que estamos num clube grande, com muita história, e que esta pressão acaba por ser algo que se dissipa naturalmente, com o decurso do nosso trabalho diário. Acredito que com pontos a coisa vai muito mais rápida, só que temos obrigatoriamente que fazer mais e melhor. É esta a razão fundamental para não estarmos à altura daquilo que temos vindo a fazer.

Mesmo não tendo conquistado os três pontos já há algumas semanas, temos mostrado consistência e qualidade. Acaba por ser mais um ponto, nem bom nem mau: mais um ponto somado.

Temos que desenvolver uma crença coletiva de que vamos ganhar, e a esse propósito deixem-me só agradecer a forma fantástica como os nossos adeptos nos foram receber ao aeroporto. Apelo a que compareçam em massa no próximo jogo, porque acima de tudo é por eles que temos que conquistar pontos.»