É apertar os cintos que vai começar dezembro. Um mês em alta rotação para os clubes portugueses, sobretudo os três «grandes». Nada menos que sete jogos cada um e logo depois de virar o ano há mais uma jornada de Liga. Do Clássico desta sexta-feira ao dérbi entre Benfica e Sporting de 3 de janeiro, partidas para todas as competições com muito do futuro da época em jogo.

O feriado de 1 de dezembro dá o tom para o que aí vem. O Sporting-Belenenses abre a 13ª jornada a partir das 18h15, a anteceder o FC Porto-Benfica, quando os três «grandes» estão separados por três pontos. Haverá mais duas rondas até ao final de 2017, antes da jornada do dérbi da Luz.

A primeira decisão definitiva de dezembro diz respeito à Liga dos Campeões. Se o Benfica já está fora das contas, eliminado das competições europeias, FC Porto e Sporting ainda jogam o acesso aos oitavos da «Champions», tendo ambos garantido já que continuarão pelo menos na Liga Europa a partir de fevereiro.

A meio do mês jogam-se os oitavos de final da Taça de Portugal e para o final do ano duas jornadas de Taça da Liga que decidirão os semi-finalistas.  Um a um, o que espera os candidatos até ao dobrar do ano.

FC Porto

Depois do empate nas Aves, o dragão chega ao Clássico na frente, mas agora com a vantagem sobre o Benfica reduzida para três pontos. Ainda é muito cedo na época, mas o Clássico terá obviamente muito a dizer no equilíbrio de forças na Liga. Logo a seguir, a «final» frente ao Mónaco, última jornada da Champions e o dragão em boa posição para seguir em frente: em igualdade com o Leipzig, que defronta o Besiktas, basta-lhe não fazer pior resultado que os alemães.

Na ronda seguinte de Liga os «dragões» jogam fora, em casa do V. Setúbal e para a 15ª jornada, a última de 2017, têm a receção ao Marítimo. Pelo meio o V. Guimarães no Dragão para a Taça de Portugal. E a fechar o ano os dois compromissos que faltam da fase de grupos da Taça da Liga. Depois de empatar em casa com o Leixões (0-0), que lidera o Grupo D com quatro pontos, o FC Porto recebe o Rio Ave e visita o Paços Ferreira. Por fim, 2018 começa com a visita ao Feirense, no mesmo dia do Benfica-Sporting.

Sporting

O Sporting inicia este ciclo com um dérbi de Lisboa onde chega a dois pontos de distância do FC Porto e onde vai tentar capitalizar uma ronda que terá FC Porto-Benfica. Quatro dias mais tarde estará em Camp Nou em busca do sonho: para se apurar precisa de vencer o Barcelona e esperar que a Juventus não ganhe ao Olympiakos.

Na Liga segue-se uma visita ao Bessa e, antes de fechar o ano, a receção ao Portimonense. Na Taça de Portugal ao Sporting calhou o compromisso teoricamente mais acessível para os «grandes», o Vilaverdense em Alvalade. Na Taça da Liga, depois de um empate a abrir com o Marítimo, os «leões» recebem o U. Madeira antes de visitar o Restelo, num Grupo B onde todas as equipas têm um ponto ao fim de um jogo. E a 3 de janeiro, o dérbi na Luz.

Benfica

A visita ao Dragão depois de uma jornada feliz para os «encarnados», que selaram com goleada ao V. Setúbal a redução da distância para o líder, agora nos três pontos. A seguir a Liga dos Campeões, uma receção ao Basileia já com tudo perdido e com cinco derrotas acumuladas em outros tantos jogos. Nada a salvar, a não ser tentar pelo menos deixar outra imagem na despedida.

Na Liga segue-se uma receção ao Estoril e a visita ao Tondela na última ronda do ano. E na Taça de Portugal um desafio de fogo, em casa do Rio Ave, mais uma competição em jogo para o único dos «grandes» que já está afastado de uma das provas da temporada. Duas, no caso, porque falha também a passagem para a Liga Europa.

Na Taça da Liga, recebe o Portimonense e visita o V. Setúbal, líder do Grupo A ao fim de uma jornada que o Benfica começou com um empate caseiro com o Sp. Braga. Em jogo também a continuidade na Taça da Liga antes de virar o ano e de chegar o dérbi com o Sporting.