Cedido novamente pelo Sporting ao Rio Ave, Heldon já integrou os trabalhos da equipa vilacondense, e espera dar sequência à boa temporada realizada em 2015/16, com a mesma camisola.

«Volto a uma casa onde fui bem recebido, na época passada, onde fui bem tratado. O Rio Ave tem um grupo de trabalho muito bom. Volto a uma cidade onde gostei muito de estar, uma cidade tranquila, com pessoas simpáticas e boa comida. Fui feliz aqui e espero voltar a ser», disse o avançado, em declarações reproduzidas pelo clube.

No dia em que se soube que o Rio Ave vai defrontar Levadia ou Slavia de Praga na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, Heldon assumiu que «o objetivo agora é entrar na fase de grupos». «Tudo faremos para alcançar esse objetivo. Todos os jogadores querem jogar na Liga Europa, e eu não sou exceção. Quero ajudar o Rio Ave a chegar à fase de grupos e dar uma alegria aos adeptos», afirmou.

Heldon falou ainda de Capucho, começando por recordar o «bom trabalho» realizado pelo agora treinador do Rio Ave ao serviço do Varzim. «É um treinador exigente. Parece ser amigo dos jogadores, o que é muito importante. Tem uma relação próxima, o que deixa os jogadores à vontade. Brinca, mas na hora de trabalhar é exigente», finalizou.