O jogo entre o Feirense e o Benfica, da 28.ª jornada da Liga, disputado a 7 de abril, custou um total de 7650 euros em multas, com a maior fatia a recair no emblema encarnado, devido ao comportamento incorreto do público, ao qual os fogaceiros também não escaparam.

De acordo com as deliberações do Conselho de Disciplina da Secção Profissional da Federação Portuguesa de Futebol (CD da FPF), publicadas esta terça-feira, o Benfica foi castigado em 4303 euros de multa.

Em causa, está o «deflagramento de dois potes de fumo» aos 30 minutos da primeira parte, de «quatro potes de fumo e de uma tocha incandescente» aos 40 minutos do mesmo período, de «três potes de fumo e uma flash light» em tempo de compensação da primeira parte, aos quais se juntam mais «duas tochas incandescentes e de dois potes de fumo» aos quatro minutos da segunda parte e «um pote de fumo e de um flash light» aos 38 minutos da etapa complementar, por parte de adeptos dos encarnados.

Já o Feirense foi castigado em 1434 euros de multa pelo comportamento incorreto de adeptos que, «entre os 10 e 13 minutos da primeira parte», deflagraram «dois potes de fumo e um flash light». O emblema de Santa Maria da Feira viu acrescer o castigo com os 1913 euros de multa resultantes das ações anteriores, relacionadas com «a entrada e permanência de materiais pirotécnicos no recinto desportivo».

A 28.ª jornada custou ainda multas individuais de 765 euros a Moreirense e Sp. Braga, após o dérbi minhoto em Moreira de Cónegos, por «comportamento incorreto do público».

Entre as deliberações anunciadas esta terça-feira, nota, ainda, para os 612 euros de multa aplicados a Belenenses SAD e Rio Ave, por «atraso no início e reinício do jogo» relativo à 30.ª jornada, disputado no último sábado.

Note-se que o FC Porto teve também multas consideráveis, resultantes dos cânticos do jogo com o Boavista, da 28.ª jornada, além dos atrasos na flash interview e no início e reinício do jogo ante o Santa Clara, da 30.ª ronda.

(Artigo originalmente publicado às 20:28 de 23-04-2019)