Os jogadores do Moreirense realizaram esta quarta-feira o primeiro treino na nova academia do clube que, apesar de ainda não estar concluída, já possui dois relvados naturais à disposição do plantel principal.

O novo treinador César Peixoto trabalhou, assim, com vinte jogadores, ainda sem o médio Ibrahima Camará, chamado à seleção da Guiné-Conacri na semana passada para os dois encontros com o Chade (1-0 e 1-1), de apuramento para a Taça das Nações Africanas.

Todo o plantel do Moreirense já recuperou do surto de covid-19, que suspendeu a atividade do clube entre 3 e 12 novembro e originou trinta casos de infeção, levando ao adiamento da receção ao Paços de Ferreira, da 7.ª jornada, para 1 de dezembro.

Os defesas Abdu Conté e Pedro Amador, o médio Sori Mané e os avançados Derik Lacerda, Lucas Rodrigues e Yan estão lesionados e falharam o apronto inicial nas novas instalações, que centralizarão os trabalhos das diversas equipas dos cónegos.

A academia foi apresentada em novembro de 2018, aquando do 80.º aniversário do Moreirense, e sofreu atrasos devido à remoção do solo, mas evitará a habitual divisão dos treinos do plantel sénior pelo próprio estádio ou em campos de concelhos limítrofes.

A primeira etapa de construção da designada Vila Desportiva prevê ainda um campo sintético para a formação, que ficará pronto em breve, antes da inclusão, numa segunda fase, de um terceiro relvado natural, uma residência com 20 quartos e um ginásio.

A obra já custou mais de 3,5 milhões de euros e vai ocupar 150 mil metros quadrados da antiga Quinta da Devesa, situada na freguesia vizinha de Guardizela, a 200 metros do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, na vila de Moreira de Cónegos.

A Câmara Municipal de Guimarães acordou atribuir um subsídio de 600 mil euros para ajudar a financiar o maior projeto infraestrutural da SAD liderada por Vítor Magalhães, que comprou os terrenos há dois anos e suportará os principais encargos financeiros.

O Moreirense, 11.º classificado da Liga, com oito pontos e um jogo em atraso, prepara a visita ao Merelinense, no domingo (14:30), no Estádio João Soares Vieira, em Merelim São Pedro, no concelho de Braga, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

A partida marcará a estreia de César Peixoto no comando técnico dos cónegos, em substituição de Ricardo Soares, que rescindiu por mútuo acordo a 9 de novembro, quatro dias antes de ser apresentado como novo treinador do Gil Vicente.