Aí está o primeiro clássico de 2019, que se vai jogar em Lisboa, com o Sporting a receber o FC Porto na tarde deste sábado (15h30). Como é habitual, o Maisfutebol vai estar em Alvalade a acompanhar este encontro e contar-lhe tudo AO MINUTO.

MOMENTO

O Sporting de Keizer é goleador, mas nas últimas três jornadas perdeu duas vezes. Foi em Guimarães (1-0) e em Tondela (2-1) após seis triunfos consecutivos, começados por Peseiro. Contudo, em Alvalade, com o holandês, o Sporting tem sabido convencer apesar de ter entrado a perder com o Desp. Aves (4-1) e com o Nacional (5-2). Frente ao FC Porto, o desejo leonino será manter a senda de vitórias em casa até para não somar o segundo desaire consecutivo e ficar a 11 pontos do líder azul e branco, o que significaria também afastar-se dos outros dois lugares do pódio. 

Já o FC Porto chega a Alvalade mais do que motivado com 18 triunfos seguidos - em todas as competições, nove no campeonato. Na última jornada a formação orientada por Sérgio Conceição recebeu e venceu o Nacional por 3-1. Assim, o campeão nacional tem neste momento mais quatro pontos do que o segundo classificado (Benfica) e mais cinco do que o terceiro (Sp. Braga). Vencer em Alvalade significaria continuar a distanciar-se dos rivais na luta pelo título e continuar a somar vitórias às já inéditas 18, até este momento.

AUSÊNCIAS

Sporting: Battaglia e Montero, lesionados, e Acuña, castigado.

FC Porto: Otávio, Aboubakar e Marius, lesionados.

DISCURSO DIRETO:

Marcel Keizer (Sporting): «Sabemos o que está em jogo, mas temos de olhar apenas para nós. Já disse que vai ser um jogo muito importante. Eles estão a jogar bem, vêm de uma série de 18 jogos a ganhar e nós perdemos o último. O jogo de amanhã é importante, mas não é decisivo. Todos os jogos são importantes. Há quatro equipas a lutar pelo título, muita coisa pode acontecer. Se fossem só dois candidatos, as contas seriam diferentes, mas entre quatro muita coisa pode acontecer.»

Sérgio Conceição (FC Porto): «Depois deste jogo, há 51 pontos em disputa. Há muito ponto para conquistar. Não ficamos muito excitados com esta vantagem. O FC Porto está habituado a estar no primeiro lugar nas provas internas. Para nós, não é nada de especial. É um jogo importante para o rival, perde fica a 11 pontos, penso que não é por isso que vão sentir a pressão. Dessa forma é importante para eles, da nossa parte é importante aumentar a vantagem para um rival direto.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Em agenda o 231.º clássico da história. 83 triunfos do FC Porto contra 82 do Sporting, enquanto o empate se registou em 65 ocasiões. Contudo, em Alvalade manda a formação leonina: 57 vitórias contra 20 dos azuis e brancos e 31 empates registados. Na última época jogaram-se dois encontros em Alvalade: deu empate a zero em jogo do campeonato e triunfo leonino nas meias-finais da Taça de Portugal (1-0, 5-4 gp). O FC Porto não vence em Alvalade desde 2008.

EQUIPAS PROVÁVEIS

Sporting:

FC Porto: