A SAD do Sporting teve um lucro de 46,5 milhões de euros no primeiro semestre do exercício 2016/17, de acordo com as contas enviadas nesta terça-feira à CMVM.

Conforme refere o documento, este é «o melhor resultado semestral de sempre desde que foi constituída a sociedade anónima desportiva», associado desde logo às duas maiores vendas de sempre: João Mário (Inter) e Slimani (Leicester).

No primeiro semestre de 2015/16 a SAD leonina tinha registado um prejuízo de 18 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 64,7 milhões.

Os «leões» reconhecem que nos ativos estão contabilizados «cerca de 18,2 milhões de euros decorrentes de receitas de competições europeias que estão retidas pela UEFA relativas ao caso Doyen». Ou seja, a SAD incluiu essa verba nas receitas da temporada, apesar das decisões da justiça que determinam que terá de pagar a verba em questão à empresa na sequência da transferência de Marcos Rojo para o Manchester United.

«A Sporting SAD aguarda por uma decisão das instâncias nacionais, situação esta que é considerada como relevante do ponto de vista jurídico. Assim a Sporting SAD tem reunidas todas as condições para, quando necessário, liquidar essa responsabilidade que por sua vez está devidamente provisionada nas Demonstrações Financeiras, pelo que não afectará a rentabilidade operacional futura da Sporting SAD», defende o relatório.