O Benfica está a nove pontos do título. É a conta mais fácil de fazer para as quatro jornadas que faltam disputar do campeonato porque é a única que não depende de nada mais. Se o Benfica vencer três dos quatro jogos em falta é campeão.
 
Feita a conta mais simples, avancemos então às restantes. Porque há muitas variáveis e vários cenários em cima da mesa, embora o Clássico da Luz tenha deixado uma certeza: está tudo mais fácil para o Benfica do que para o FC Porto.
 
Certo é que não haverá campeão na próxima jornada, mas pode haver na seguinte. O Benfica pode festejar o título na 32ª ronda, em casa, frente ao Penafiel se vencer esse jogo e o anterior, frente ao Gil Vicente, e o FC Porto perder, pelo menos, três pontos, nos mesmos dois jogos que fará nessas jornadas.
 
Um deslize portista em Setúbal ou em casa com o Gil Vicente poderá antecipar a festa encarnada, em suma. Mas na 33ª jornada, nada do que o FC Porto possa fazer poderá mudar os tons da celebração: se o Benfica vencer todos os jogos, incluindo esse, festejará, então, o título em Guimarães.
 
A possibilidade de os encarnados chegarem ao bicampeonato apenas na última jornada só acontecerá se tropeçarem num dos jogos até lá ou, mesmo que escorregue em todos, se o FC Porto não somar pelo menos quatro pontos na mesma série de quatro jogos.
 
Para o FC Porto, então, as contas são mais complicadas. Nunca será campeão antes da 33ª jornada, quando joga em Belém e, mesmo nesse caso, só se o Benfica não chegar a somar três pontos na mesma série de três jogos (e os dragões os vencerem todos, claro).
 
Na última ronda, o FC Porto seria campeão se somar, pelo menos, mais quatro pontos do que o Benfica nos quatro jogos que faltam.
 
Uma nota final para uma hipótese matemática: o Sporting ainda não está arredado do título. Se vencer o Moreirense fica a nove pontos do Benfica. Contudo, só uma hecatombe dos dois da frente nas últimas quatro semanas faria o campeonato chegar a Alvalade.
 
O QUE FALTA JOGAR

BENFICA

31ª jornada: Gil Vicente (fora)
32ª jornada: Penafiel (casa)
33ª jornada: V. Guimarães (fora)
34ª jornada: Marítimo (casa)
 
FC PORTO
31ª jornada: V. Setúbal (fora)
32ª jornada: Gil Vicente (casa)
33ª jornada: Belenenses (fora)
34ª jornada: Penafiel (casa)
 
CENÁRIOS PARA O BENFICA CAMPEÃO:
 
À 31ª jornada
-Impossível

À 32ª jornada:
-Campeão se vencer Gil Vicente e Penafiel e o FC Porto perder pelo menos três pontos nos jogos com V. Setúbal e Gil Vicente

À 33ª jornada:
-campeão se vencer Gil Vicente, Penafiel e V. Guimarães;
-campeão se vencer dois dos três jogos (Gil Vicente, Penafiel e V. Guimarães) e o FC Porto perder pelo menos três pontos nos jogos com V. Setúbal, Gil Vicente e Belenenses
-campeão se o FC Porto não somar qualquer ponto com V. Setúbal, Gil Vicente e Belenenses, independentemente dos resultados próprios

À 34ª jornada:
-campeão se vencer três dos quatro jogos (Gil Vicente, Penafiel, V. Guimarães e Marítimo)
-campeão se o FC Porto não somar pelo menos quatro pontos nos quatro jogos que lhe faltam (V. Setúbal, Gil Vicente, Belenenses e Penafiel), independentemente dos resultados próprios
 
CENÁRIOS PARA O FC PORTO CAMPEÃO:

À 31ª jornada:
-Impossível

À 32ª jornada:
-Impossível

À 33ª jornada:
-campeão se vencer os três jogos (V. Setúbal, Gil Vicente e Belenenses) e o Benfica não somar três pontos nos seus (Gil Vicente, Penafiel e V. Guimarães)

À 34ª jornada:
-campeão se vencer os quatro jogos (V. Setúbal, Gil Vicente, Belenenses e Penafiel) e o Benfica não somar nove pontos nos seus (Gil Vicente, Penafiel, V. Guimarães e Marítimo)
-campeão se vencer três dos quatro jogos e o Benfica não somar seis pontos nos seus
-campeão se vencer dois dos quatro jogos e o Benfica não somar três pontos nos seus