O Sporting comunicou esta sexta-feira os resultados financeiros do primeiro trimestre da temporada, entre 1 de julho e 30 de setembro, os quais destacam um lucro superior a 16 milhões de euros.

De acordo com o relatório e contas de quatro páginas enviado à CMVM, a SAD leonina apresentou resultado positivos de 16,078 milhões de euros nos primeiros três meses da época, o que tem muito a ver com a venda de Piccini ao Valencia por 8 milhões de euros e o acordo com o Bétis por William Carvalho no valor de 16 milhões de euros.

De resto, e sem contar com as transações dos jogadores, as receitas da SAD leonina descem relativamente à temporada anterior cerca de 1,6 milhões, o que também acaba por ser normal por este ano o Sporting não ter jogado o play-off da Liga dos Campeões nem ter garantido a entrada na fase de grupos da prova milionária.

No entanto, e muito relevante também para este bom resultado financeiro, há que destacar o decréscimo dos gastos operacionais em 2,9 milhões de euros, sendo que 2,4 milhões deste total tem a ver com a queda dos gastos com pessoal: a saída de Jorge Jesus, e restante equipa técnica, bem com a rescisão de jogadores caros como Rui Patrício ou William Carvalho, permitiram a descida do valor gasto em salários e prémios em quase 2,5 milhões de euros.

Por fim, vale a pena referir que o passivo total desceu 1,3 milhões de euros (282,5 milhões para 281,2), enquanto o ativo total cresceu 12,5 milhões (de 269,2 milhões para 281,7). Os capitais da SAD leonina voltam portanto a ser positivos. 

Não deixa de ser preocupante, porém, que o passivo corrente seja de 182,4 milhões, enquanto o ativo corrente é apenas de... 45 milhões.