A Direção Geral da Saúde ordenou que o guarda-redes André Moreira, do Belenenses, deixasse o banco de suplentes, no jogo frente ao Moreirense. O guardião tinha falhado o jogo com o FC Porto por haver risco de contágio após o colega de equipa João Monteiro ter testado positivo a Covid-19.

Em comunicado, a Liga esclarece que o consultor Filipe Froes acompanhou a situação do guarda-redes com o departamento médico da equipa e que André Moreira «testou negativo ao SARS CoV-2, a 8, 9 e 10 de julho». Por isso, «em concordância com o Despacho da DGS, o Dr. Filipe Froes acabou por dar parecer positivo à convocatória do guarda-redes para o encontro desta noite entre o Belenenses SAD e o Moreirense FC».

No entanto, o jogador foi obrigado a deixar o banco de suplentes. «Ao intervalo do encontro foi dada ordem ao atleta para se retirar do campo, por decisão da Autoridade de Saúde Nacional, a Dra. Graça Freitas, que confirmou o critério de contacto próximo e isolamento de 14 dias, ainda não cumpridos», lê-se no documento da Liga.

A entidade que organiza o campeonato português termina o comunicado com um sublinhado do «cumprimento exemplar do protocolo aprovado pela DGS e cumprirá sempre as orientações emanadas pelas autoridades de saúde perante situações não previstas no referido protocolo».