António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde, defendeu esta quinta-feira que é preciso sensibilizar a população para que situações como as celebrações da vitória do Sporting, que reuniram milhares de pessoas em Lisboa, não se voltem a repetir em contexto de pandemia.

«Nestes acontecimentos, há sempre gente que tenta cumprir e há sempre gente mais emocionada, mais apaixonada, que temos que sensibilizar para que esta situação não se volte a repetir», disse o governante à margem de uma visita ao Hospital Santa Maria, onde acompanhou a vacinação contra a covid-19 de doentes em contexto de consulta externa, juntamente com o coordenador da Task Force da vacinação, vice-almirante Gouveia e Melo, e o presidente do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Daniel Ferro.

Questionado sobre se podem ser retiradas consequências de saúde pública depois das concentrações de milhares de adeptos, o governante disse ser necessário aguardar.

«Não sei, vamos esperar. Pelas imagens que vi, obviamente há sempre uns núcleos mais emocionados, mais apaixonados, mas também vi muita gente a cumprir, vi muita gente com máscara e muita gente que tentava manter o distanciamento», sublinhou António Lacerda Sales.

O secretário de Estado disse ainda estar convencido que, «com a consciência coletiva e individual que os portugueses têm, as coisas vão correr garantidamente melhor».

A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha a quem esteve na terça-feira nas celebrações da vitória do Sporting no campeonato reduza os contactos nos próximos catorze dias e esteja atento a sintomas de covid-19.