O Sporting defronta neste sábado o Rio Ave precisamente cinco meses após a derrota (3-1) em Vila do Conde.

O jogo, realizado a 18 de setembro, representou o primeiro tropeção do Sporting no campeonato após um arranque muito interessante com quatro triunfos e que até então valia aos leões a liderança isolada.

Aproximadamente 150 dias depois, o cenário da equipa de Jorge Jesus está pintado de negro, com a equipa de Alvalade a dez pontos de Benfica e a nove do FC Porto, e ainda dois objetivos hipotecados: título nacional e entrada direta na Liga dos Campeões do próximo ano.

Esse desaire com o Rio Ave pode ser apontado como o início daquilo que pode ser considerado um verdadeiro «descalabro» para a equipa leonina, que a partir daí arrancou para um campeonato aos soluços.

Desde essa altura que a equipa de Jorge Jesus, que procurava a 5.ª vitória para a Liga em igual número de jogos, nunca mais conseguiu encarrilar sequer uma sequência de quatro triunfos. O melhor que conseguiu foram três vitórias entre a 10.ª e 12.ª jornadas, registo interrompido pela derrota com o Benfica no Estádio da Luz.

Contas feitas, são 17 os jogos que o Sporting realizou para o campeonato, com os leões a conseguirem sair vitoriosos em apenas oito (menos de 50 por cento), contra cinco empates e quatro derrotas.

Este saldo dá um total de 29 pontos e um registo modesto de 1,7 pontos por partida, o que ajuda a explicar a distância para os rivais.