* por André Zamith

FIGURA: Danilo Dias

Marcou o primeiro golo da tarde, num cabeceamento, ofereceu o segundo a Jhonder Cádiz com um passe soberbo e ainda outro a Amilton, este desperdiçado. Foi, sem margem para dúvidas, o melhor homem em campo. Começou mal, com alguns erros, mas depois do golo encheu-se de confiança e fez uma exibição excelente. O União precisa de um Danilo Dias assim.

MOMENTO: minuto 67, Cádiz mata a reação do Tondela
A equipa de Rui Bento ameaçava o empate, Guzzo obrigara André Moreira a uma defesa extraordinária, mas o golo de Jhonder Cádiz acabou com as dúvidas. O jovem avançado venezuelano, 20 anos, aproveitou uma assistência de Danilo Dias e bateu Cláudio Ramos pela segunda vez.

NEGATIVO: luz vermelha sobre o Tondela
Época horrível, com apenas uma vitória em jogos oficiais, a 30 de agosto (1-0 ao Nacional). É impossível olhar para o Tondela e não indicá-lo como principal candidato à descida, nesta altura. Rui Bento tem entre mãos um desafio colossal.

LEIA A CRÓNICA DO JOGO: da aflição até à sentença de Cádiz

OUTROS DESTAQUES

Jhonder Cádiz

Primeiro golo na Liga, a revelar inteligência e frieza na hora do remate. O ponta de lança venezuelano, ex-Caracas FC, já bisara na Vila das Aves para a Taça de Portugal, mas só agora se estreou a faturar no campeonato. Um jogo de muito esforço e dedicação. Foi substituído já perto do fim, esgotado.

Oto’o
O lateral direito do Tondela estava a ser o melhor em campo, mas Rui Bento optou por substituí-lo no início do segundo tempo. Não detetámos qualquer problema físico no atleta cedido pelo Sp. Braga e, se for mesmo assim, a substituição é quase incompreensível. No primeiro tempo, tudo o que de bom o Tondela fez nasceu do lado direito e dos pés de Oto’o Zue.  

Breitner
Muita luta, aplicação e recuperações de bola sem fim. Cruzou para o golo de Danilo Dias e manteve grande intensidade no seu futebol, até ser substituído por Rúben Andrade. Um dos melhores em campo na tarde da Ribeira Brava.

Romário Baldé
Segunda parte soberba: um pontapé à barra, outro remate a rasar o poste direito e uma assistência de calcanhar para Bruno Nascimento. O melhor do lado do Tondela no período pós-Oto’o. O avançado do Benfica está a crescer bem no último classificado da Liga.

Dolly Menga
Apanhou o perigoso Amilton e manteve uma luta frenética até ao fim. Fez muitas faltas, foi extremamente agressivo e sai com nota positiva. Não foi pelo internacional angolano, cedido pelo Sp. Braga, que a defesa do Tondela abanou e caiu.