*Paulo Silva Reis

Abel Ferreira, técnico do Sp. Braga, em declarações na conferência de imprensa que se seguiu ao triunfo em casa do Desp. Chaves, nesta sexta-feira, vitória que permite ao conjunto minhoto continuar na liderança da Liga.

«Costumo dizer que todos os jogos têm uma história, mas aprendemos com o passado recente quando não tivemos a capacidade de segurar o 3-0 [no jogo com o Santa Clara], em que cometemos alguns erros e não segurámos a vantagem em 45 minutos. Hoje, demos a demonstração do contrário. Saímos justamente para o intervalo a vencer, e a segunda parte foi diferente, o adversário tomou todas as iniciativas, fez as substituições para isso.»

«Quando não podemos defender com bola, defendemos sem bola. O adversário atacou mais, mas tivemos situações de transição em que deveríamos ter feito mossa. Fomos premiados pelo esforço na segunda parte, pela forma como defendemos juntos, pois valem os mesmos três pontos e é isso que queremos, ir acumulando pontos jornada após jornada.»

[sobre a entrada de Fábio Martins no 'onze']

«Tem a ver com critério e com estratégia, e pelas indicações que o Fábio tinha dado nos treinos, pois temos de premiar o esforço e rendimento. No jogo anterior teve uma dinâmica ofensiva muito boa, que contribuiu para a vitória, através dos seus movimentos diferenciados. Hoje, também por uma questão de estratégia, optei por ele. Os jogadores sabem que estão todos à altura uns dos outros e quem se deixar dormir… espero que não aconteça.»

[Sobre a titularidade de Tiago Sá na baliza]

«Para quem não o conhece, talvez possa ter sido uma surpresa, mas ele conhece melhor que ninguém o clube, tem mais de 100 jogos na II Liga, trabalha sempre nos limites para que a oportunidade surja e agora surgiu. Tem essa resiliência, fez o melhor dele, esteve seguro e queremos ter em cada posição jogadores competitivos.»