A data do Benfica-Sporting deve ser marcada esta sexta-feira, pelo menos, ao que foi possível saber, está agendada uma reunião para a Liga de Clubes, com o Comité de Competições, para o fazer.

Ora tudo indica que o dérbi da 13ª jornada acontecerá no domingo, dia 11 de dezembro.

O Sporting, recorde-se, joga na quarta-feira anterior em Varsóvia, com o Légia, para a Liga dos Campeões.

Por isso, e para respeitar as habituais 72 horas entre o fim de um jogo fora de Portugal e o início de outro, o dérbi só poderia ser marcado para as 21.30 horas de sábado. O que parece muito improvável: tudo aponta para que o jogo aconteça no domingo posterior.

Para além disso, refira-se, Sporting e Benfica vão entrar num ciclo infernal de jogo.

Mais até o Sporting, refira-se desde já.

Um ciclo que começou na última terça-feira, em Alvalade, na receção ao Real Madrid. Segue-se amanhã, sábado, a viagem ao Bessa, para um jogo que acontece quatro dias depois, portanto. Mais quatro dias e mais um jogo, desta feita na quarta-feira, em casa com o Arouca, para a Taça da Liga.

Já vamos em três jogos de quatro e quatro dias, portanto, mas há mais.

Depois da receção ao Arouca, na quarta-feira, o Sporting descansa três dias e recebe o V. Setúbal, no sábado, dia 3 de dezembro. Segue-se um descanso de quatro dias e uma longa viagem a Varsóvia, para defrontar o Legia, em jogo da Liga dos Campeões.

Depois, e como já se viu, o Sporting deve ter quatro dias de descanso, antes de jogar o dérbi com o Benfica, que deve acontecer no domingo dia 11 de dezembro.

Mas o ciclo contiua.

Segue-se, a meio dessa semana, o jogo com o V. Setúbal, para a Taça de Portugal, no fim de semana a seguir a equipa de Jorge Jesus recebe o Sp. Braga em Alvalade e três dias depois, a 21 de dezembro, novo jogo da Liga, no Restelo, com o Belenenses.

Depois disso chega então o natal e por fim uma semana de descanso entre dois jogos.

No entanto, e no espaço de um mês sem tempo para descansar, o Sporting vai decidir a continuidade nas competições europeias e na Taça de Portugal, e ainda parte importante da temporada na Liga, com a deslocação à Luz, a receção ao Sp. Braga e mais três jogos.

CICLO DO SPORTING:

- Terça-feira, 22 de novembro, Real Madrid em casa (Liga dos Campeões)

- Sábado, 26 de novembro, Boavista fora (Liga): quatro dias de descanso

- Quarta-feira, 30 de novembro, Arouca em casa (Taça da Liga): quatro dias de descanso

- Sábado, 3 de dezembro, V. Setúbal em casa (Liga): três dias de descanso

- Quarta-feira, 7 de dezembro, Legia fora (Liga dos Campeões): quatro dias de descanso

- Domingo, 11 de dezembro, Benfica fora (Liga): quatro dias de descanso

- Quarta-feira, 14 de dezembro, V. Setúbal fora (Taça de Portugal): três dias de descanso

- Domingo, 18 de dezembro, Sp. Braga em casa (Liga): quatro dias de descanso

- Quarta-feira, 21 de dezembro, Belenenses fora (Liga): três dias de descanso

Benfica está ligeiramente melhor, mas não muito

O calendário do Benfica está mais desafogado. Os encarnados, diga-se, ainda não têm o jogo da Taça da Liga marcado, devendo adiá-lo para mais tarde, pelo que beneficiam de mais tempo de descanso em certos períodos.

Ora o ciclo encarnado começou na quarta-feira, dia 23 de novembro, em Istambul, seguindo-se a receção ao Moreirense no domingo: quatro dias depois portanto.

A meio da semana devia haver um jogo da Taça da Liga, mas foi adiado para 29 de dezembro. Segue-se, portanto, a deslocação à Madeira na sexta-feira, dia 2 de dezembro: cinco dias depois do Moreirense.

Depois vem a receção ao Nápoles, na terça-feira, dia 6 de dezembro, e cinco dias de descanso até ao dérbi com o Sporting, que, lá está, deve realizar no domingo dia 11 de dezembro.

Logo a seguir chega o jogo da Taça de Portugal, com o Real Massamá, na quarta-feira dia 14 de dezembro, a deslocação ao Estoril, no domingo dia 18 de dezembro e a receção ao Rio Ave, na quarta-feira dia 21 de dezembro, antes da semana de pausa do Natal.

Feitas as contas, portanto, o Benfica tem menos um jogo do que o Sporting - o jogo da Taça da Liga adiado para o final do ano - o que lhe permite descansar cinco dias entre cada encontro até ao dérbi com o rival leonino.

Para além disso, tem a vantagem de receber o Nápoles na última jornada da Champions, enquanto o Sporting viaja à Polónia, e de defrontar um adversário mais frágil na Taça de Portugal (joga com o Real Massamá, enquanto os leões vão a Setúbal).

CICLO DO BENFICA:

- Quarta-feira, 23 de novembro, Besiktas fora (Liga dos Campeões)

- Domingo, 27 de novembro, Moreirense em casa (Liga): quatro dias de descanso

- Sexta-feira, 2 de dezembro, Marítimo fora (Liga): cinco dias de descanso

- Terça-feira, 6 de dezembro, Nápoles em casa (Liga dos Campeões): quatro dias de descanso

- Domingo, 11 de dezembro, Sporting em casa (Liga): cinco dias de descanso

- Quarta-feira, 14 de dezembro, Real Massamá fora (Taça de Portugal): três dias de descanso

- Domingo, 18 de dezembro, Estoril fora (Liga): quatro dias de descanso

- Quarta-feira, 21 de dezembro, Rio Ave em casa (Liga): três dias de descanso